Agora MT Mundo Seis pessoas são presas no México por venderem vacina falsa
CORONAVIRUS

Seis pessoas são presas no México por venderem vacina falsa

Doses eram vendidas por até R$ 10 mil no município mais rico do país; autoridades lembraram que vacina é distribuída de graça

Por R7
VIA

Imagem: vacinacao Seis pessoas são presas no México por venderem vacina falsa
Reprodução

Pelo menos seis pessoas foram presas no estado mexicano de Nuevo León (norte) por vender uma vacina falsa contra a covid-19 a preços de até 2 mil dólares, cerca de R$ 10 mil, informaram as autoridades locais na quarta-feira (17).

Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram falsas doses da vacina Pfizer/BioNTech e prenderam seis pessoas acusadas de vender a mercadoria.
“Temos evidências diretas de que é uma vacina fraudulenta (…) foi vendida por até 40 mil pesos”, revelou Hugo López Gatell, subsecretário mexicano de Saúde, em uma entrevista coletiva.

Monterrey é a terceira maior cidade do país, sede de empresas transnacionais e lar de ricos empresários. O local onde a vacina falsa foi colocada, no subúrbio de San Nicolás de los Garza, é o município mais rico do país, segundo estatísticas oficiais.
A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários, que regulamenta tudo relacionado à saúde, afirmou em nota que os produtos encontrados são de “origem duvidosa”.

As autoridades sanitárias lembraram que no México nenhum indivíduo foi autorizado a comercializar a vacina contra a covid-19 e que o produto só é administrado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

O México começou a aplicar a vacina contra a covid-19 em 24 de dezembro, começando com o funcionários da saúde e um pequeno número de professores do leste do país. Desde a última segunda-feira, pessoas com mais de 65 anos começaram a ser vacinadas.

Até esta quarta-feira, o México registra 177.061 mortes por covid-19 e pouco mais de dois milhões de infecções.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas