Agora MT Mundo Estudantes morrem após caírem do 4º andar em universidade da Bolívia
ACIDENTE

Estudantes morrem após caírem do 4º andar em universidade da Bolívia

Pelo menos 5 pessoas morreram e outras 3 ficaram feridas depois que uma grade se quebrou durante assembleia estudantil

Por da Redação com R7
VIA

Pelo menos cinco estudantes morreram e três ficaram feridos nesta terça-feira (2) ao caírem do quarto andar depois que uma grade se quebrou na Universidade Pública de El Alto (Upea), na Bolívia.

Os jovens estavam participando de uma assembleia extraordinária, que foi convocada pelo Centro Estudantil, uma reunião que levou a protestos e empurra-empurra que fizeram com que a proteção cedesse.

“Até agora, temos o relatório de 5 mortos e 3 pessoas em terapia intensiva depois do que aconteceu nas instalações da Upea”, confirmou o ministro do Governo da Bolívia, Carlos Eduardo del Castillo del Carpio, em sua conta no Twitter.

O ministro ordenou ao Comandante da Polícia, Jhonny Aguilera, que fosse ao centro educacional para que fosse feito um relatório da situação.

Entre os falecidos estão duas mulheres e um homem, enquanto os estudantes que foram feridos já foram transferidos para hospitais com um prognóstico não divulgado.

Questionamentos sobre o acidente

A Upea emitiu uma nota oficial em que lamentou o que definiu como “acidente fortuito” e destacou que o ocorrido está sob investigação policial, além de funcionários realizarem uma averiguação interna.

Diferentes setores estão questionando porque mais de 60 estudantes foram autorizados a se aglomerarem em um único andar, sem as medidas de distanciamento e biossegurança devido à pandemia do coronavírus, e sob quais condições a assembleia estudantil foi permitida.

No prédio do curso de Administração de Empresas, estava sendo realizada uma reunião de estudantes para discutir questões financeiras, com as quais houve algumas discordâncias que provocaram reclamações e conflitos.

Em vários vídeos que circulam nas redes sociais, os jovens podem ser vistos juntos protestando nos corredores que levam a um salão onde a assembleia acontecia, momentos antes de um dos corrimões ceder e os oito estudantes caírem do quarto andar.

“Houve uma assembleia, apesar de haver uma resolução que proíbe reuniões, mas eles deixaram este grupo de estudantes entrar. Houve uma assembleia com confrontos e troca de empurrões, e sete estudantes caíram”, relatou o reitor da Upea, Henry Huanca, a uma estação de rádio local.

Imagem: cats Estudantes morrem após caírem do 4º andar em universidade da Bolívia
Bombeiros inspecionam o local do acidente, na Universidade Pública de El Alto MARTIN ALIPAZ / EFE

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas