Agora MT Mundo Presidente de Gana recebe 1ª dose de vacina anticovid do Covax
IMUNIZAÇÃO

Presidente de Gana recebe 1ª dose de vacina anticovid do Covax

Sistema tem como objetivo fornecer vacinas para 20% da população de quase 200 países e territórios participantes

Por da Redação com R7
VIA

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, tornou-se, nesta segunda-feira (1), a primeira pessoa no mundo a receber uma injeção da vacina contra a covid-19 financiada pelo Covax, o dispositivo que visa garantir o imunizante aos países menos favorecidos.

O presidente, de 76 anos, cujo país recebeu a primeira entrega mundial de vacinas Covax na quarta-feira passada, recebeu uma primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão estatal.

“É importante dar o exemplo, mostrando que a vacina é segura, sendo a primeira pessoa a recebê-la, para que todos em Gana se sintam confortáveis ao serem vacinados”, disse o chefe de Estado em um discurso.

O sistema Covax tem como objetivo fornecer vacinas contra a covid-19 para 20% da população de quase 200 países e territórios participantes e também inclui um mecanismo de financiamento que permite que 92 economias de baixa e média renda tenham acesso às doses.

O mecanismo foi criado na tentativa de evitar que os países ricos se apoderem de todas as doses – que ainda estão sendo produzidas em quantidades muito pequenas para atender à demanda global.

O Covax, fundado pela OMS, a GAVI Alliance e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), tem acordos com fabricantes para dois bilhões de doses até 2021 e tem potencial para comprar mais um bilhão.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas