11 de maio de 2021
Mais
    Capa Cidades Cuiabá Primeiro dia de quarentena marcado por dúvidas de comerciantes
    EM CUIABÁ

    Primeiro dia de quarentena marcado por dúvidas de comerciantes

    Secretário de Ordem Social diz que comércio esta autorizado a abrir as portas

    Imagem: comercio fechado cuiaba mt decreto quarentena lockdown foto predro couto Primeiro dia de quarentena marcado por dúvidas de comerciantes
    Lojas fechadas na capital de MT – Foto: Pedro Couto/ AGORA MT

    O primeiro dia de quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá-MT foi marcado por dúvidas dos comerciantes e dos trabalhadores autônomos.

    Parte do comércio varejista fechou as portas, outros atenderam normalmente.

    A situação se agravou após o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Sales, falar para jornalistas que o decreto do prefeito Emanuel Pinheiro não determina o fechamento do comércio, por se tratar de um serviço essencial. Interpretação única até o momento.

    Emanuel Pinheiro publicou ontem (30) o decreto de quarentena coletiva obrigatória após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso confirmar que o decreto do governo do Estado é impositivo.

    Este decreto, que foi assinado por Mauro Mendes, diz que apenas serviços essenciais podem funcionar neste período, com limite de 30% da capacidade de atendimento.

    Prefeitos que não cumprirem podem ser responsabilizados, segundo a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal de Justiça.

    O período de quarentena coletiva é de 10 dias, pois Cuiabá foi classificada como de risco ‘muito alto’ de contaminação.