Agora MT Variedades Saiba como lidar com diferentes tipos de fome e saber quando comer
FOME TODA HORA?

Saiba como lidar com diferentes tipos de fome e saber quando comer

Existem nove tipos de fome que são despertadas a partir de certos gatilhos

Da Redação com R7
VIA

Imagem: comida gostosa fome Saiba como lidar com diferentes tipos de fome e saber quando comer
Fome ou vontade de comer- Foto: Reprodução

Mindful eating nada mais é do que dedicar atenção plena a alimentação. Ao praticar, você para de se alimentar no piloto automático e adquire uma relação mais saudável com a comida.

De acordo com Luiza Bittencourt, instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life, existem nove tipos de fome que são despertadas a partir de certos gatilhos. Veja quais são elas:

Fome de Ouvido: Pacote abrindo, pipoca estourando. Perceba os sons de cada alimento e note quais sons te atraem, observando como isso influencia suas escolhas.

Fome do Tato: A primeira exploração é feita com as mãos, como uma criança aprendendo a comer. Sentimos a temperatura, a consistência do alimento. Percebemos se a fruta está madura e notamos que algumas comidas são mais gostosas se comemos com as mãos (petiscos, pizza, sanduíches, etc.).Toque, manuseie a comida e perceba quais toques te atraem e quais causam aversão.

Fome Celular: Comer o que o corpo está de fato pedindo, o que ele precisa. Quando não damos atenção a essa fome, podemos sentir cansaço, dores de cabeça, tontura e irritação. Perceba os sinais de fome no corpo, o que ele está dizendo e respeite essa sabedoria interna, pense no que te faz bem. Exemplo: se estou com azia, devo tomar café depois do almoço?

Fome dos olhos: A visão tem uma enorme influência no que comemos. Mesmo já satisfeitos, pedimos uma sobremesa se ela está nos chamando a atenção. Aqui, também somos muito influenciados pela TV e redes sociais.

Fome do nariz: Note aromas, cheiros e fragrâncias. Aromas agradáveis despertam essa fome, que possui conexão com memórias afetivas. Perceba quais aromas de alimentos te atraem, leve a comida ate o nariz antes de colocá-la na boca e repare como seu corpo responde.

Fome do estômago: Quais são os sinais de fome e de saciedade? O tamanho do nosso estômago pode variar de 50 ML até 4L, e nos satisfazemos entre 1L/ 1,5L. Fazer o check in da sua fome: antes de comer, no meio da refeição e ao final, pode ajudar aqui. Como o cérebro leva 20 minutos para registrar a saciedade, é importante comer devagar para não passar do limite.

Fome da boca: Observe texturas e sabores, perceba a salivação, a mastigação e os movimentos da língua. Muitas vezes repetimos o prato porque não sentimos o gosto do primeiro direito. Isso ocorre por estarmos sempre correndo ao comer e desatentos no momento das refeições.

Fome da mente: Essa fome é baseada em nossos pensamentos e no que ouvimos no dia a dia. Regras de dietas, “devo ou não devo?”, “é saudável?”, entre outras. Envolve o que acreditamos (“deveria comer menos carboidrato”, “preciso comer de 3 em 3 horas”) e também o merecimento (“hoje o dia foi difícil, mereço um doce”).

Fome do coração: O que você come para se confortar? Quais são as comidas que nutrem seu coração? Quais as emoções que estão envolvidas quando come (tristeza, ansiedade?). O comfort food não precisa ser apenas chocolate, pode ser um café, um chá quentinho, uma fatia de bolo comum, ou alguma comida da sua infância (que traz memórias afetivas).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas