Agora MT Mato Grosso TCE elabora estudo técnico e orienta sobre novas regras e prazos do...
LEVANTAMENTO

TCE elabora estudo técnico e orienta sobre novas regras e prazos do Fundeb

Anteriormente o Fundeb era uma lei com vigência até 2020

Da Redação

Imagem: tce MT
Tribunal de Contas de Mato Grosso abre inscrições para processo seletivo | Foto: TCE-MT/Divulgação

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) elaborou estudo técnico sobre as novas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Novo Fundeb).

O levantamento subsidia a ação orientativa do órgão junto aos municípios e estabelece que os gestores deverão encaminhar, até o dia 1° de abril, os comprovantes de aplicação dos recursos.

Dentre as principais mudanças, destaca-se ainda a contribuição da União ao Fundo, que sofrerá um aumento gradativo, até atingir o percentual de 23% dos recursos até 2026. Ou seja, passará de 10% do modelo do extinto Fundeb, cuja vigência se encerrou em 31 de dezembro de 2020, para 12% em 2021; em seguida, para 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025 e 23% em 2026.

Solicitado pela Secretaria-geral de Controle Externo (Segecex), a pesquisa foi executado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Educação e Segurança, que acompanhará todos os trâmites junto aos jurisdicionados.

Assim, de acordo com a titular da pasta de Educação e Segurança , Mônica Acendino, o estudo considerou, dentre outros fatores, a necessidade de estímulos aos gestores quanto à melhoria dos indicadores educacionais estadual e municipais.

“O objetivo da pesquisa é apontar as principais mudanças na legislação para fornecer orientação necessária aos gestores que atuam na educação pública de Mato Grosso. Desta forma, o órgão contribuirá para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para a manutenção e desenvolvimento do setor”, explica.

Para isso, foram utilizados como base para o estudo a legislação correlata, os materiais disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e documentos encaminhados pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT.

Segundo a secretária, a novidade também altera a destinação dos recursos recebidos. Portanto, a partir de 2021, pelo menos 70% dos valores devem ser investidos no pagamento de profissionais da educação básica, podendo incluir profissionais de psicologia e de serviço social.

“Contudo, estão excluídos deste cálculo os recursos referentes à complementação da União, no que tange ao valor da complementação VAAR, ou seja , 2,5% às redes que cumprirem as condicionantes e apresentarem melhorias nos indicadores”, diz.

No modelo anterior, o percentual mínimo era de 60% e abarcava apenas os profissionais do magistério. O restante dos recursos, os 30%, deve, obrigatoriamente, ser alocado em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Monitoramento

O estudo do TCE-MT aponta que o novo Fundeb também traz um reforço no monitoramento feito pela sociedade, ao ampliar o número de integrantes dos conselhos de acompanhamento e controle social. Deste modo, na esfera federal, serão incluídos dois representantes de organizações da sociedade civil (ONGs).

Nos estados, os conselhos ganham mais uma vaga e ainda serão acrescentados dois integrantes de ONGs, um de escolas indígenas e um de instituições quilombolas, quando houver. Seguindo os mesmos critérios de representatividade, os municípios também contarão com representantes de escolas do campo.

O Novo Fundeb

Estabelecido pela Emenda Constitucional n.º 108/2020 e Lei n.º 14.113/2020, onovo Fundeb é um Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, com um total de vinte e sete Fundos, composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação.

Anteriormente o Fundeb era uma lei com vigência até 2020. Agora, o novo Fundeb integra a Constituição Brasileira e, portanto, não há mais prazo de extinção. Está prevista uma nova revisão das regras no ano de 2026.

Independentemente da fonte de origem dos valores que compõem o Fundo, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública, bem como na valorização dos profissionais da educação, incluída sua remuneração.

Relacionadas

Inscrições para o processo seletivo de professores do Pronatec terminam nesta sexta-feira (24)

Termina nesta sexta-feira (24) o prazo de inscrições para cadastro reserva de professores bolsistas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Curso...

Sargento da PM é baleado na cabeça em frente à UPA; suspeito fugiu

O sargento da Polícia Militar, Odenil Alves, foi baleado na tarde desta terça-feira (28), em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do...

Indústria de bebida de MT cria modelo de negócio para o empreendedorismo familiar

A cada ano o número de empreendedores cresce em Mato Grosso, em busca de oportunidades e modelos de negócios que se adequem dentro de...

Patrulha Rural aborda Kombi e prende dois homens com espingardas e munições

Policiais militares da Patrulha Rural do 5º Comando Regional prenderam dois homens, ambos de 56 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na...

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado no Jardim Tropical

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis-MT. João Nunes Filho, de...

Temperatura deve ficar mais amena em Rondonópolis a partir de sábado (25)

Para quem gosta de um clima mais ameno, vem boa notícia por aí. Segundo os sites especializados, a partir de sábado (25), a temperatura...

Secretaria de Saúde disponibiliza canal para que pacientes possam agendar exames e acompanhar encaminhamentos

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando aos pacientes usuários da rede pública de Rondonópolis um novo canal de comunicação. Por meio do aplicativo...

Ex-genro tenta estuprar sogra idosa em residência e é preso pela Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, prendeu um idoso de 66 anos, no final da tarde desta sexta-feira...

Corpo de homem é encontrado com marcas de mordidas de jacaré às margens de rio

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto e mutilado às margens do rio Guaporé, em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas