08 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Aziz foi eleito presidente e Calheiros será o relator da 'CPI da...
    INSTALADA

    Aziz foi eleito presidente e Calheiros será o relator da ‘CPI da Covid-19’

    Omar Aziz recebeu oito votos, entre os 11 membros da comissão, e indicou Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O vice-presidente eleito é Randolfe Rodrigues (Rede-AP) 

    Imagem: Omar Aziz agencia brasil Aziz foi eleito presidente e Calheiros será o relator da 'CPI da Covid-19'
    Senador Omar Aziz – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de Covid-19, elegeu seu presidente nesta terça-feira (27). Os trabalhos serão comandados pelo senador Omar Aziz (MDB-AM), que indicou Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O vice-presidente eleito é Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

    Omar Aziz recebeu oito votos, entre os 11 membros da comissão, e derrotou Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI da Pandemia para abranger a aplicação por estados e municípios dos recursos repassados pelo governo federal.

    Em seu primeiro discurso, o presidente disse que “não haverá prejulgamentos” de sua parte.

    “Essa CPI não pode servir para se vingar de absolutamente ninguém. Essa CPI tem que fazer justiça a milhares de órfãos que a Covid está deixando”, afirmou.

    Imagem: 1029535 df img 0393 Aziz foi eleito presidente e Calheiros será o relator da 'CPI da Covid-19'
    Senador Renan Calheiros chegou a ter o nome questionado na Justiça, mas ficou com a relatoria da CPI – Foto: Agência Brasil

    Já Renan Calheiros, que chegou a ter o nome questionado na Justiça, disse que é impossível reparar as tragédias e consolar as milhares de pessoas que perderam entes queridos. “Mas vamos trabalhar com isenção para corrigir erros e evitar novas mortes”, afirmou.

    O primeiro encontro do colegiado foi feito de forma semipresencial, com parte dos parlamentares participando via internet. A eleição, no entanto, foi secreta, restrita aos que compareceram ao Senado.

    Agora que está oficialmente instalada e com o comando definido, a comissão tem autonomia para decidir se os seus próximos compromissos serão presenciais, virtuais ou mistos.