08 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Manchete Vacinação será retomada na terça em Rondonópolis, público alvo não foi definido
    COVID-19

    Vacinação será retomada na terça em Rondonópolis, público alvo não foi definido

    Planos de imunização indicam que próxima fase deve atender pessoas com comorbidades, mas município avalia antecipar vacinação dos moradores na faixa dos 59 anos

    Imagem: PAULO PADIN Vacinação será retomada na terça em Rondonópolis, público alvo não foi definido
    Paulo Padin, chefe do setor de Saúde Coletiva, disse que tendência é pelo início da imunização do público com 59 anos. – Foto: Arquivo pessoal

    A Secretaria Municipal de Saúde deve definir na segunda-feira (26) como será a retomada da campanha de vacinação contra a Covid-19. O trabalho foi suspenso ontem (23) devido à falta de vacinas e o município decidiu aguardar a chegada do novo lote para decidir a estratégia. A decisão levará em conta o volume de doses repassadas e também as orientações do Ministério da Saúde.

    Conforme os planos nacional e municipal de imunização (veja abaixo) a próxima fase deverá contemplar as pessoas que têm comorbidades (outras doenças), mas a secretaria não descarta a possibilidade de iniciar a vacinação das pessoas na faixa etária de 59 anos. Essa possibilidade chegou a ser anunciada pelo prefeito José Carlos do Pátio na última quinta-feira, porém a decisão final será das equipes técnicas.

    “A tendência é retomar a campanha com a faixa etária de 59 anos, até porque quando joga o critério de idade automaticamente atingimos também muitas pessoas que têm comorbidades. Estamos estudando bem e na segunda-feira teremos uma definição’, disse o coordenador do setor de Saúde Coletiva do município, Paulo Padin.

    Imagem: PLANOIMUNIZACAO FAIXAS Vacinação será retomada na terça em Rondonópolis, público alvo não foi definido
    Planos de imunização do município e do Governo Federal orientam imunização de pessoas com comorbidades na próxima fase.

    Conforme Padin, a informação é que os lotes que chegarão nesta segunda-feira terão doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca. O volume de doses não foi informado, mas o município anunciou que as vacinas serão ofertadas em locais diferentes para evitar confusão entre as marcas.

    Outra decisão já tomada é a transferência da equipe de vacinação que atuava na quadra de esportes do Monte Líbano para o Centro Cultural José Sobrinho, que fica na mesma região.

    “Tivemos problemas de vandalismo na quadra do Monte Líbano e acho que a mudança será positiva. O Centro Cultural José Sobrinho tem uma estrutura melhor, que permitirá mais segurança à equipe e mais conforto à população”, disse Padin.

    Além desse local, as vacinas também serão ofertadas na Escola Pindorama, no PSF do Pedra Noventa e em sistema de ‘drive-thru’ no estacionamento do estádio Luthero Lopes.

    Conforme o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Rondonópolis já vacinou 41.079 pesoas – sendo 31.007 com a primeira dose e 10.072 também com a segunda dose.

    INFLUENZA
    Além de dar continuidade da vacinação contra a Covid-19, as equipes do município também vão prosseguir com a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe comum. Estas vacinas são ofertadas em 30 unidades de saúde – todas elas sem ligação com a campanha da Covid-19, para evitar aglomerações e também troca de imunizantes.

    O público alvo da campanha contra a Influenza são as crianças com idades entre 6 meses e seis anos, as gestantes, puérperas, os povos indígenas e também os trabalhadores da Saúde das redes pública e privada.