Agora MT Destaques Pacientes relatam sofrimento ao lado de UTIs inativas
HOSPITAL REGIONAL

Pacientes relatam sofrimento ao lado de UTIs inativas

O deputado estadual Delegado Claudinei Lopes também teve a entrada impedida hoje no Hospital Regional

Por Eduardo Ramos
VIA

Imagem: hr internados Pacientes relatam sofrimento ao lado de UTIs inativas
Pacientes que já deveriam estar em UTIs sofrem enquanto os leitos não são abertos –  Foto: Você Repórter

Pacientes agonizando ao lado de equipamentos modernos que poderiam aliviar a dificuldade de respiração causada pela Covid-19. Este é o cenário dentro do Hospital Regional Irmã Elza Geovanella, que está localizado em Rondonópolis e serve como referência para 19 municípios da região sudeste de Mato Grosso.

A situação poderia ser diferente se os 20 novos leitos de UTI já estivessem funcionando, mas segundo o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, não há previsão da data em que isso ocorrerá.

A situação foi confirmada por relatos e fotos encaminhadas ao portal AGORA MT por pessoas que estiveram no hospital. O quadro também é exposto em vídeos que desde ontem circulam em grupos de WhatsApp e outras redes sociais.

“Estava tudo pronto para funcionar. Os médicos de plantão, as equipes de enfermagem e de fisioterapia estavam aqui. Mas veio uma ordem dizendo que os leitos não seriam abertos e os profissionais foram dispensados”, disse uma enfermeira.

Outros funcionários do Hospital Regional fizeram declarações semelhantes, sem esconder a frustração por não poder oferecer um atendimento melhor aos pacientes.

“Estamos dando o nosso máximo e é muito triste ver pessoas passando por um sofrimento que poderia ser evitado”, afirma outro profissional.

SITUAÇÃO ATUAL

Rondonópolis tem hoje 40 leitos de UTI e todos estão ocupados. São 20 na Santa Casa, 10 no Hospital Municipal Antonio Muniz e outros 10 no próprio Hospital Regional.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, 17 pacientes em estado grave estão na fila aguardando internação em leitos de UTI.

AUTORIDADES
Na sexta-feira (9) o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, acompanhado de outros servidores e também dos vereadores Reginaldo Santos e Marildes Ferreira chegaram a ocupar a ala das novas UTIs para cobrar a abertura dos leitos. Eles foram retirados do local, mas mantiveram uma vigília que prosseguiu até hoje do lado de fora.

Imagem: claudinei .hrjpg Pacientes relatam sofrimento ao lado de UTIs inativas
O deputado estadual Claudinei Lopes foi impedido de entrar; vereadores e o secretário municipal de Saúde tiveram o mesmo tratamento – Foto: AGORA MT

Os vereadores estão se revezando e prometem permanecer na frente do hospital até que os novos leitos entrem em funcionamento.

“O que está acontecendo aqui é um absurdo. Mantém os leitos parados, impedem a entrada de autoridades e não dão informações. Queremos uma resposta”, disse o vereador Paulo Schuh (DC).

Pela manhã, o deputado estadual Claudinei Lopes (PSL) também esteve no local e não conseguiu entrar. Foi barrado na portaria e, por telefone, cobrou explicações da direção do hospital e da Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda neste sábado, um representante da empresa que venceu a licitação para operar os novos leitos chegou ao hospital para uma reunião com a diretoria. A imprensa e as autoridades não tiveram autorização para acompanhar o encontro.

Extraoficialmente, a informação é de que a empresa iria protocolar um novo documento, confirmando o cumprimento das normas do edital – inclusive a contratação dos médicos e demais profissionais que atuarão nos novos leitos.

RESPOSTA DO ESTADO

Sobre a situação, o governo de Mato Grosso se manifestou por meio de uma nota emitida à imprensa.

Leia na íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que é mentirosa a informação de que o Hospital Regional de Rondonópolis inauguraria leitos na data de hoje [na sexta-feira]:

– A estrutura para a abertura dos 20 leitos está pronta, contudo, a empresa que venceu o processo licitatório para administrar os leitos não atendeu aos requisitos técnicos previstos em edital de licitação.

– Também é mentirosa a informação de que o Hospital Regional necessita da doação de equipamentos para o funcionamento dos leitos de UTI. Os leitos estão completamente equipados, mas falta a apresentação de equipe por parte da empresa contratada, *conforme as regras do edital*.

– Assim que a empresa cumprir com todas as exigências técnicas, os leitos serão imediatamente colocados em funcionamento para a população.

– É lamentável que, em meio à pandemia, o Governo do Estado tenha que gastar tempo para desmentir fake news.

Relacionadas

Homem morre após ser atropelado por caminhonete na MT-339

Um homem identificado como José Narciso de Almeida, 53 anos, morreu após ser atropelado por uma caminhonete na MT-339, a cerca de 20 km...

Após passar por buraco, motociclista perde controle e cai no Anel Viário

Um motociclista perdeu o controle do veículo e caiu no Anel Viário, após passar por um buraco na rodovia, na manhã desta terça-feira (16),...

Dupla suspeita de roubar carro e fazer refém morre em confronto com a Força Tática

Dois homens morreram em confronto com a Força Tática, no Bairro Coophema, em Cuiabá-MT, nesta segunda-feira (15). Segundo informações, a dupla roubou um carro...

Seduc firma parceria para ações educativas sobre o trânsito nas escolas da Rede Estadual de MT

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso terão aulas de educação para o trânsito durante o mês de maio, em alusão à...

Mãe e filha são hospitalizadas após incêndio em casa no Jardim das Paineiras

Duas mulheres, sendo uma idosa de 62 anos e a filha dela, uma jovem de 25 anos, foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento...

Policial civil é preso após ser flagrado se masturbando perto de crianças em escola

Um investigador da Polícia Civil de 54 anos foi preso após ser flagrado se masturbando dentro de um carro, nesta quinta-feira (11), no bairro...

Mulher morre e motorista fica gravemente ferido após acidente na MT-480

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após um acidente na MT-480, na manhã deste sábado (13), em Tangará da Serra-MT. Conforme informações apuradas...

Ação conjunta combate a extração ilegal de ouro em Mato Grosso

A Polícia Federal em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro, a Funai, a Força Nacional, o Gefron/MT e o Ciopaer/MT...

PM prende dupla por tráfico de drogas e apreende 98 porções de cocaína

Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 5ª Batalhão apreenderam, na noite da última quarta-feira (17), 98 porções de substância análoga à cocaína...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas