13 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Manchete Rondonópolis vai suspender 'Lei Seca', mas manterá restrições de decreto estadual
    POUCAS MUDANÇAS

    Rondonópolis vai suspender ‘Lei Seca’, mas manterá restrições de decreto estadual

    Vereadores e Prefeitura tentarão reclassificar município para flexibilizar restrições

    Imagem: Reuni pref 2 Rondonópolis vai suspender 'Lei Seca', mas manterá restrições de decreto estadual
    Prefeito disse que não tem autonomia para descumprir medidas previstas no decreto estadual. Foto – Varlei Cordova/AGORAMT

    Terminou agora há pouco a reunião realizada pelo prefeito José Carlos do Pátio (Solidariedade) para definir o que muda em relação às restrições, visando o enfrentamento da Covid-19 em Rondonópolis-MT. A principal alteração será o fim da ‘Lei Seca’ à partir da meia noite desta sexta-feira (9). A prefeitura também vai autorizar que as empresas que antes estavam com horário limitado até as 19 horas, sigam até as 20 horas – conforme determina o decreto estadual.

    A reunião contou com a participação de representantes da Câmara Municipal, do comércio, da indústria, da Polícia Militar e também do Comitê Gestor de Crise. As novas orientações deverão constar em um decreto municipal que será publicado ainda hoje.

    Imagem: Marildes Ferreira vereadora Rondonópolis vai suspender 'Lei Seca', mas manterá restrições de decreto estadual
    Vereadora Marildes Ferreira – Foto: Varlei Cordova / AGORAMT

    Conforme a vereadora Marildes Ferreira (PSB), presidente da Comissão Legislativa de Saúde, o prefeito explicou que não tem como descumprir as medidas previstas no Decreto Estadual e por isso decidiu retirar as restrições que tinham sido incluídas por determinação municipal – como a ‘Lei Seca’.

    “Vamos aguardar o novo decreto que deve ser editado pelo governo do Estado e paralelamente buscaremos informações para demonstrar que Rondonópolis está em situação melhor, podendo passar da classificação de ‘Risco Muito Alto’ para a de ‘Risco Alto’. Com isso será possível flexibilizar mais as restrições”, disse Marildes.

    A vereadora informou que os membros da Comissão de Saúde vão seguir agora para o Hospital Regional Irmâ Elza Geovanella para conferir os procedimentos visando a abertura de 20 novos leitos de UTI. A previsão é de que estes leitos sejam liberados as 19 horas de hoje.

    Imagem: leitos uti covid corona hospital Rondonópolis vai suspender 'Lei Seca', mas manterá restrições de decreto estadual
    Foto: Divulgação

    “Com estes leitos do Hospital Regional, somados ao que já temos no Hospital de Retaguarda, na Santa Casa e também com os leitos semi-intensivos da UPA já teremos condições de solicitar a reclassificação”, explicou.

    Os vereadores também pretendem reunir outras informações e na segunda-feira (12) seguirão para Cuiabá, onde vão entregar a documentação e solicitar que o Governo do Estado proceda nova avaliação do município.

    O grupo deverá se reunir novamente com o prefeito José Carlos do Pátio na terça-feira (13) para avaliar o que pode ser modificado visando atender as reivindicações do setor econômico.