18 de junho de 2021
Mais
    Capa Destaques Educadores recebem treinamento para volta às aulas com segurança
    EM RONDONÓPOLIS

    Educadores recebem treinamento para volta às aulas com segurança

    Equipe de dois programas da Seduc-MT estão oferecendo atendimento gratuito para gestores e professores da rede estadual de ensino em Rondonópolis e cidades vizinhas

    Imagem: palestra educ Educadores recebem treinamento para volta às aulas com segurança
    Programa de preparação para retorno às atividades foi iniciado hoje, na Diretoria Regional de Educação – Foto: Varlei Córdova/AgoraMT

    Equipes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) iniciaram hoje (25) em Rondonópolis o atendimento a gestores e professores da rede pública que têm problemas de Saúde ou dúvidas sobre o retorno seguro às atividades presenciais. O trabalho segue até a próxima quinta-feira (27) na sede da Diretoria Regional de Educação e será realizado em todas as regiões do Estado.

    Os atendimentos são feitos através de dois projetos da Seduc – o Educação Para Redução do Absenteísmo (ERA), que existe desde 2019, e o recém criado Programa de Readaptação de Função dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (PERPE).

    As equipes são formadas por profissionais de Saúde especializados em áreas como a saúde laboral, psicossocial, segurança no trabalho, ergonomia e psicomotricidade.

    Segundo Cristiano Sousa, líder dos dois projetos, o objetivo central é ajudar professores que estão afastados por questões de Saúde a recuperarem condições para o retorno às funções originais, em sala de aula.

    Imagem: ERA temperat Educadores recebem treinamento para volta às aulas com segurança
    Profissionais de Saúde avaliam a condição dos professores e orientam sobre prevenção à doenças – Foto: Varlei Córdova/Agora MT

    “Antigamente professor tratava professor. Os educadores da rede faziam o trabalho visando melhorar a saúde dos colegas. Mas percebemos que para tratar de saúde era necessária intervenção de profissionais de saúde”, explica. “Com estes programas, colocamos psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais à disposição dos professores”.

    Devido ao avanço da Covid-19 a Seduc decidiu incluir questões do protocolo de segurança entre os objetivos. As equipes do ERA e do PERPE verificam se escolas estão preparadas e orientam os professores sobre como agir para prevenir a doença e lidar com o risco de contaminação.

    AÇÃO ESTADUAL
    Em Rondonópolis 70 professores se inscreveram previamente para participar das atividades, mas também é possível ter o atendimento sem agendamento.

    Imagem: atendmendo era Educadores recebem treinamento para volta às aulas com segurança
    Educadores também participam de sessões para avaliar condição física e aprender técnicas que melhoram o desempenho – Foto: Varlei Córdova/Agora MT

    Eles participam de atividades coletivas e também recebem atendimento personalizado. O profissional pode se consultar com psicólogos e participar de sessões onde aprendem técnicas que ajudam na correção de postura e na prevenção de problemas físicos que podem afetar o desempenho.

    A atividade em Rondonópolis faz parte de um calendário definido pela Seduc-MT que vai atender todas as regiões do Estado. O trabalho começou na semana passada em Cuiabá e é uma preparação para o cumprimento da portaria que estabelece a retomada de atividades presenciais nas escolas.

    Os atendimentos são exclusivos para os profissionais da rede estadual de ensino e os interessados devem procurar a sede da Diretoria Regional de Educação em Rondonópolis.