18 de junho de 2021
Mais
    Capa Bastidores Fila por Coronavac é bem maior que o anunciado em Rondonópolis
    PROBLEMA

    Fila por Coronavac é bem maior que o anunciado em Rondonópolis

    Imagem: Lote Coronavac vacina para covid Fila por Coronavac é bem maior que o anunciado em Rondonópolis
    Novo levantamento aponta que cerca de 6,5 mil pessoas ainda aguardam para concluir vacinação com a Coronavac em Rondonópolis – Foto: Reprodução

    A Secretaria Municipal de Saúde pode ter divulgado informações falsas sobre o total de pessoas que aguardavam a segunda dose da Coronavac em Rondonópolis.

    Na última segunda-feira (17) eles garantiram que as 4.550 doses enviadas pelo Ministério da Saúde seriam suficientes para atender todas as pessoas que aguardavam para concluir a imunização. Disseram que menos de 3 mil pessoas estavam na fila pela segunda dose, mas tudo indica que o número real era três vezes maior.

    Novo cálculo divulgado hoje (24) aponta que, esgotadas as doses da última remessa, o município tem ainda mais de 6,5 mil pessoas esperando para concluir a imunização com a Coronavac.

    Mesmo considerando as pessoas que concluíram o intervalo vacinal neste período, o dado desmente a informação divulgada uma semana atrás.

    Pra piorar, os técnicos da pasta também demoraram a informar o fim do estoque. As últimas doses de coronavac foram aplicadas na sexta-feira (21) e, ao invés de anunciarem largamente a suspensão da campanha, deixaram que centenas de pessoas fossem hoje (24) aos postos de vacinação.

    Além da exposição desnecessária, esses cidadãos voltaram para a casa com a impressão de que estão sendo vítimas do descaso das autoridades.

    Vale lembrar que o município faz apenas a aplicação, cabendo ao Ministério da Saúde a aquisição e distribuição dos imunizantes.

    Ou seja, a Secretaria Municipal de Saúde não tem ‘culpa’ pela falta de imunizantes, mas deve ser responsável pelas informações que presta ao público.

    Se não tem certeza é melhor não prometer.