Agora MT Editoriais Entendendo Direito | Justiça restaurativa: “modinha” ou justiça de verdade?
ARTIGO

Entendendo Direito | Justiça restaurativa: “modinha” ou justiça de verdade?

Hélio Fialho Júnior, filho de Eunice e Hélio, é paulista e cresceu no comércio, mas sonhava em ser advogado. Realizou o sonho em 2013. Desde então, é palestrante e faz serviço comunitário como advogado pro bono. Escreve na coluna Entendendo Direito desde 2016

Por Hélio Fialho
VIA

Imagem: image22441 Entendendo Direito | Justiça restaurativa: “modinha” ou justiça de verdade?
Foto Ilustrativa

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada, meus leitores queridos.

Hoje falaremos sobre a justiça restaurativa, que poderia ser uma nova forma de tratar o cidadão, principalmente aquele que comete algum crime. Mas e aí, isso é bom ou é ‘modinha’?

Vamos lá… o Direito é a melhor forma de organizar a sociedade, ele se divide em várias especialidades. Se um patrão sonega o direito do funcionário, ele sabe de antemão que um juiz do trabalho irá condená-lo, baseado em leis que ele conhecia.

Para entender melhor, vamos pensar no que aconteceu com uma cliente minha. Ela é mãe solteira, ele ex-policial, o cachorrinho dela cobriu e emprenhou a cadela dele sem permissão – “vai vendo”. Inconformado, ele invadiu o apartamento dela e durante um ataque de raiva, bateu no filho da minha cliente, que não teria cuidado do cachorro e acontecido a cópula.

Ao chegar do serviço à tarde, ela relata ao seu namorado o acontecido. Furioso, ele invade o apartamento do vizinho, os dois entram em luta corporal, a polícia chega e vai todo mundo pra delegacia.

Foi aplicado a lei pura e simples. Juiz condenou um por invasão de domicilio, agressão e ameaça a menor, e o outro por invasão de domicilio e lesão corporal leve. Todos fizeram uma transação penal (uma espécie de acordo com o promotor e réus que pode se aceita pelo juiz), o juiz condenou os brigões a pagarem cestas básicas e judicialmente tudo resolvido.

Mas, esses homens que brigaram passaram a se odiar com força descomunal, morando no mesmo prédio, tendo que usar o mesmo elevador. Cedo ou tarde, haveria o crime de sangue.

Mas o Direito Penal foi aplicado, os dois brigões foram punidos, cada um por seus atos, então porque o Direito Penal não pacificou a situação, só piorou?

Aí entra a justiça restaurativa, notem que a vítima no Direito Penal é normalmente deixada de lado, o mais importante é punir o ofensor (justiça retributiva), e os dois ofensores da ordem foram punidos, mas não compreenderam bem seus atos, e o ciclo de violência só aumenta.

Imagem: WhatsApp Image 2021 05 28 at 17.28.35 1 Entendendo Direito | Justiça restaurativa: “modinha” ou justiça de verdade?Na justiça restaurativa o juiz teria feito o seguinte: teria condicionado a aceitação da proposta de transação penal (acordo), a um tratamento conjunto dos dois brigões, com pedido de desculpas, e um dizer claramente ao outro porque se achava no direito de invadir a casa um do outro, para fazer o que pensava ser certo.

Eles ainda teriam que cumprir as regras do acordo que o juiz estabeleceria. Penso que nesse caso, era só marcar de por os dois na mesma sala 1 vez por mês, e obrigassem os dois a conversarem por 20 minutos, as chances de um futuro conflito entre os dois cai demais depois disso.

E notem, não é que o juiz teria sido “bonzinho” com os brigões, e sim estaria focado nas vítimas e na paz do condomínio, isso é a justiça restaurativa.

É claro que ela é muito criticada também, não é em toda situação que funciona, colocar ladrões de banco para falar com funcionários que eles sequestram e roubaram não diminui em nada a chance de eles voltarem a roubar, e nem faz as vítimas se sentiriam melhores.

Mas em alguns casos ela funciona bem, os juízes têm sido estimulados a praticar essa técnica desde 2014, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas ela ainda é mais aplicada em Brasília (onde começou no Brasil, com o juiz Asiel Henrique de Sousa, e em São Paulo nas varas de violência doméstica).

Em Mato Grosso ainda não tenho notícias, em casos muito específicos é muito bom. O juiz tem que ter sabedoria para aplicar, mas ainda é cedo para saber se é ‘modinha’ entre os jovens juízes, ou se firmará raízes no Brasil.

Artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não representando
necessariamente a opinião editorial do AGORA MT

- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSOélio Fialho
Hélio Fialho – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Relacionadas

Polícia Civil identifica e prende autores de crimes de roubo e furto em Rondonópolis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, identificou e prendeu os autores de crimes de roubo...

‘Paciente’ é preso após ameaçar furar coordenador da UPA

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após ameaçar o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (19),...

Rondonópolis ganha nova opção de lazer com lançamento do Riviera Thermas do Lago

O empresário Osmair Ribeiro de Freitas, que atua no ramo de turismo e hotelaria há um bom tempo em Rondonópolis, está preparando a inauguração...

Pais reclamam de tempo de espera em PA Infantil e vereadores convocam secretária de Saúde para dar explicações

Nesta quarta-feira (24), a situação do Pronto Atendimento Infantil voltou a ser debatida na Câmara Municipal de Rondonópolis. A vereadora Kalynka Meirelles (PL) e...

Suspeitos de manter família refém morrem em confronto com a PM

Militares encontraram vítima deitada ao chão com pés e mãos amarrados por fio de energia

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a...

Senado começa a discutir nesta terça aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

O plenário do Senado começa a debater nesta terça-feira (23) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria um novo benefício salarial para...

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a dengue e 35 municípios de MT irão receber o imunizante

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (25), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios em seis estados brasileiros: Alagoas,...

Professora vítima de acidente em rotatória no Colina Verde morre em hospital

Uma mulher identificada como Mariana da Silva Amaral, 49 anos, morreu no Hospital Regional, por volta das 23h24, deste sábado (20), em Rondonópolis-MT. No...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas