Agora MT Mundo Vacinação anticovid inicia com filas e confusões na Venezuela
SAÚDE

Vacinação anticovid inicia com filas e confusões na Venezuela

Após problemas para receber imunizantes, país começou a imunizar profissionais de saúde e idosos nesta segunda-feira (31)

R7
VIA

Centenas de idosos e profissionais de saúde passaram horas em longas filas nesta segunda-feira (31) para tomar a vacina contra o coronavírus, como parte da campanha de imunização na Venezuela, que tem sido abalada por problemas de pagamentos e disputas políticas.

Imagem: Fila para tomar vacina na VENEZUELA Vacinação anticovid inicia com filas e confusões na Venezuela
Reprodução

O governo do presidente Nicolás Maduro afirmou por meses que era incapaz de pagar pelas vacinas devido às sanções aplicadas pelos Estados Unidos, mas anunciou no mês passado que conseguiu verbas para entrar no consórcio global Covax.

A campanha começou oficialmente no final de semana, e utiliza vacinas disponibilizadas pela Rússia e pela China. Dados da Reuters mostram que apenas 1,1% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina até agora.

“Um pouco mais de informação é necessário. Ficamos bem confusos, o que é esperado devido à impaciência”, disse Luis González, de 90 anos, aposentado, após tomar a primeira dose da vacina russa Sputnik V na segunda-feira no Hotel Alba, que é de propriedade do governo venezuelano, em Caracas.

A duas quadras do hotel, a dona de casa Coromoto Terán, de 47 anos, estava na fila após saber da iniciativa por seus vizinhos. Mas ao chegar até o hotel, ficou sabendo que não tinha “o direito à vacinação”, já que não é profissional de saúde ou idosa, os dois grupos populacionais prioritários no momento.

O Ministério da Saúde da Venezuela não forneceu detalhes sobre o número total de pessoas vacinadas. O Ministério da Informação não respondeu imediatamente a um pedido por comentários.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas