Agora MT Brasil Brasil é o 66º que mais vacina em proporção
SAÚDE

Brasil é o 66º que mais vacina em proporção

País ganha posições em ranking global, mas com menos de 11% de vacinados com a 2ª dose e está longe do fim da pandemia

Da Redação com R7
VIA

O Brasil subiu para a 66ª posição entre os países que mais vacinam contra a covid-19 no mundo na relação por 100 habitantes. Com a campanha iniciada no fim de janeiro, é o quarto no planeta com mais doses aplicadas (números absolutos).

Em março, o país ocupava o 73º lugar na escala proporcional e o quinto em números absolutos.

Os dados foram compilados no fim da tarde desta sexta-feira (4) pelo R7 com base no Our World in Data, plataforma alimentada por pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, e o Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

Até esta sexta, às 18h, o país havia vacinado 47,6 milhões de pessoas com a primeira dose, o equivalente a 22,6% da população, e 22,7 milhões com as duas doses, o que representa 10,8%.

Apesar da subida nos rankings, a análise dos sites de monitoramento indica que o Brasil tem um longo caminho pela frente para ter sua população imunizada com pelo uma injeção.

Segundo os cálculos dos cientistas da instituição britânica, apenas 33% dos habitantes do maior país da América do Sul recebeu ao menos uma injeção de imunizante. E a velocidade média, em um intervalo de sete dias, era, nesta sexta-feira, de 0,34 dose aplicada para cada grupo de 100 pessoas.

Para se ter uma ideia, com pouco mais de 33 mil habitantes, as ilhas Seychelles, na África Oriental, território que mais vacina no mundo proporcionalmente, tem 136,74 doses aplicadas para cada grupo 100 pessoas. Isso porque, a depender do imunizante, é necessária mais de uma dose, caso por exemplo das administradas atualmente no Brasil.

Ranking de vacinação (números absolutos)*

1º China (723,4 milhões de doses)
2º EUA (297,7 milhões de doses)
3º Índia (218,3 milhões de doses)
4º Brasil (70,3 milhões de doses)
5º Reino Unido (66,75 milhões de doses)

Ranking de vacinação (a cada 100 pessoas)*

1º Ilhas Seychelles (136,7)
2º Emirados Árabes (133,7)
3º San Marino (126,51)
4º Malta (122,5)
5º Israel (122,3)

66º Brasil (33,09)

Fonte: Our World in Data

*Pesquisa realizada às 18h de sexta-feira (4)

Ritmo lento
A vacinação no Brasil começou em 17 de janeiro, logo após a Anvisa autorizar de forma emergencial a aplicação da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a CoviShield, da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Em maio, o imunizante da Pfizer foi introduzido no PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil deverá receber antecipadamente 3 milhões de doses da vacina da Jonhson.

“Hoje [ontem, 3] mesmo nós fechamos com a Janssen [braço farmacêutico da Johnson & Johnson] para trazer mais 3 milhões de doses, que serão aplicadas agora no mês de junho”, indicou Queiroga sem dizer, no entanto, a data exata da chegada do imunizante.

Diferentemente das demais vacinas em uso no país, a da Johnson consegue proteger contra a covid-19 com uma única dose. Portanto, a chegada do carregamento poderá imunizar mais 3 milhões de brasileiros.

A programação inicial previa a entrega de imunizante da Johnson a partir de julho, com 16,9 milhões de doses enviadas até setembro. As outras 21,1 milhões chegariam entre outubro e dezembro de 2021.

Dia D para compensar atraso
Para acelerar a imunização total no estado de São Paulo, governo local faz neste sábado (5) o Dia D para a aplicação da segunda dose contra a covid-19, que está atrasada. A iniciativa, feita em parceria com os municípios, pretende vacinar mais de 400 mil pessoas que não completaram o esquema vacinal.

Devem ser vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias de atraso em relação às doses da CoronaVac e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz/Astrazeneca.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de quarta-feira (2) apontou que 442 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso, sendo 172 mil relacionadas à vacina da Fiocruz e 270 mil do Butantan.

 

Relacionadas

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos, autorizou nesta...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores...

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco

A Polícia Federal realiza neste domingo (24) a Operação Murder Inc que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes,...

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Serviços tradicionalmente oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Brasil e França negociam uso de combustível nuclear em submarino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta semana o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve conversar sobre uma possível cooperação...

IBGE diz que 4 em cada 10 jovens abandonam estudos para trabalhar

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre Educação mostram que, em 2023, 41,7% dos jovens brasileiros entre 14 e 29 anos...

Lula critica impedimento de candidatura da oposição na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (28) que ficou surpreso com o impedimento do registro da candidatura de Corina Yoris...

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas