22 de junho de 2021
Mais
    Capa Notícias Manchete Mato Grosso consegue autorização para vacinar lactantes
    CONTRA A COVID

    Mato Grosso consegue autorização para vacinar lactantes

    De acordo com o setor de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, Mato Grosso tem aproximadamente 44 mil lactantes

    Imagem: amamentac3a7c3a3o
    O ideal é alimentar os bebês exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. (Foto: iS/iStock)

    Uma boa notícia para as lactantes de Mato Grosso. O Estado foi autorizado e começará, em breve, a imunizar mulheres que estão amamentando.

    A decisão foi tomada hoje (11) pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) durante uma reunião. De acordo com o setor de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, Mato Grosso tem aproximadamente 44 mil lactantes.

    Uma resolução oficial deve ser publicada no sábado (12), mas, inicialmente todas as lactantes até os dois anos de amamentação serão imunizadas. A partir da publicação da resolução, os municípios já poderão iniciar a imunização deste público.

    A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacinação de mulheres que estão amamentando, independentemente da idade do filho, sem a necessidade de interrupção do aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também defende a imunização de lactantes pertencentes aos grupos de risco e não preconiza a interrupção da amamentação após a vacinação.

    Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) apontaram que mulheres lactantes vacinadas possuem anticorpos contra o coronavírus em seu leite mesmo após quatro meses da imunização.