31 de julho de 2021
Mais
    Capa Notícias Mato Grosso Saúde fará capacitação sobre protocolos e diretrizes de hepatites virais
    MUDANÇAS

    Saúde fará capacitação sobre protocolos e diretrizes de hepatites virais

    Evento vai discutir mudanças na distribuição de medicamentos de alto custo destinados ao tratamento das Hepatites dos tipos B e C

    Imagem: dr Francisco Souto Saúde fará capacitação sobre protocolos e diretrizes de hepatites virais
    Evento online terá palestra com o médico Francisco Souto, um dos maiores especialistas em hepatites no Brasil – Foto: Reprodução

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em cumprimento à Resolução nº 42 da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT), iniciou o processo de migração dos medicamentos para o tratamento das Hepatites Virais. A migração ocorrerá do Componente Especializado da Assistência Farmácia (CEAF) para o Componente Estratégico da Assistência Farmácia (CESAF).

    Diante dessa mudança, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, Superintendência da Assistência Farmacêutica, Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) promovem, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e apoio do Ministério da Saúde, a Capacitação em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) das Hepatites B e C, nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 19h.

    O palestrante será o professor Francisco José Dutra Souto, que é médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também cursou residência em Clínica Médica e Mestrado em Gastroenterologia. É doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

    Inicialmente, a mudança ocorrerá nas 25 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDMs) dos Serviços de Atendimento Especializado ou Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

    As Unidades Dispensadoras passam a compor a rede de referência para a dispensação dos medicamentos para o tratamento de pacientes acometidos pelas Hepatites B e C, como parte da Rede Estadual de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

    Confira as atividades programadas para os dias 22 e 23 de junho, às 19h, via online pelos seguintes links:

    Data/Hora: 22 de junho de 2021, às 19h (horário de Cuiabá)
    Entrar na reunião Zoom – https://conasems-br.zoom.us/j/98648777671
    ID da reunião: 986 4877 7671

    Data/Hora: 23 de junho de 2021, às 19h (horário de Cuiabá)
    Entrar na reunião Zoom – https://conasems-br.zoom.us/j/93315990161
    ID da reunião: 933 1599 0161