Agora MT Mundo Sob pressão da variante delta, Inglaterra adia fim das restrições
MUNDO

Sob pressão da variante delta, Inglaterra adia fim das restrições

O motivo é preocupação com o crescimento da variante delta, identificada primeiramente na Índia, e falta de evidências completas sobre seu impacto

Da Redação com Mundo ao Minuto
VIA

Imagem: naom 6040f120119c2 Sob pressão da variante delta, Inglaterra adia fim das restrições
Foto: © Getty Images

“A hora é de tirar o pé do acelerador”, disse o premiê britânico, Boris Johnson, ao anunciar nesta segunda (14) que a retirada final de restrições contra Covid-19 não acontecerá mais em 21 de junho, como previsto. O motivo é preocupação com o crescimento da variante delta, identificada primeiramente na Índia, e falta de evidências completas sobre seu impacto.

Boris afirmou que o número de novos casos de Covid-19 no país cresceu 64% na última semana e chegou a dobrar nas regiões mais afetadas, e as hospitalizações se aceleraram, crescendo cerca de 50% na última semana. Segundo ele, antes de retirar todas as restrições é preciso acelerar a vacinação e avaliar a tendência dos dados nas próximas semanas.

A variante delta se tornou a principal na Inglaterra, mudando os parâmetros para avaliação de risco, segundo o diretor-médico, Chris Witty. A próxima data possível para a abertura é 19 de julho. Boris manteve porém alguns relaxamentos, como a permissão para casamentos com mais de 30 convidados, a partir de 21 de junho.

Especialistas concordaram com o adiamento, por enxergarem riscos nos dados atuais. “A chegada da variante delta mudou a avaliação dos riscos de reabertura: é mais transmissível, causa doenças mais graves e as vacinas são menos eficazes contra ela”, afirmou Mark Woolhouse, professor de epidemiologia da Universidade de Edimburgo.

Apesar do sucesso na campanha de vacinação britânica, só um terço da população está completamente protegido contra a variante delta –levando em conta o número de doses já aplicadas e a eficácia de cada vacina contra essa mutação do Sars-Cov-2.

Até esta segunda (14), segundo dados do governo britânico, 22% dos adultos a partir de 18 anos não receberam nenhuma injeção e outros 22% ainda esperam pela segunda dose. Boris prometeu nesta segunda que, até 19 de julho, dois terços da população adulta e 100% dos com 50 anos ou mais teriam tomado as duas doses. O governo também espera ter dado ao menos uma dose a todos os adultos a partir de 18 anos.

Além da cobertura de imunização, outro motivo para a cautela adicional, segundo o governo e especialistas, é que a proteção das vacinas cai em relação à variante delta. De acordo com a Saúde Pública da Inglaterra (PHE), a eficácia de uma só dose é de 33%, e um estudo publicado na revista The Lancet aponta que a de duas doses varia de 60% a 79%, de acordo com o imunizante.

Além de uma proteção um pouco menor oferecida pela vacina, o mutante delta também eleva internações. Números recém-divulgados pelo governo escocês indicam que pessoas infectadas com a delta têm 85% mais chances de serem hospitalizadas que as contaminadas com a variante alfa.

“Mas ainda não há dados suficientes sobre o efeito da variante delta em necessidade de UTI e nas mortes. São determinantes importantes para qualquer decisão sobre retirar – ou até retomar – restrições contra o contágio”, afirma Rowland Kao, professor de ciência de dados da Universidade de Edimburgo.

Ganhar tempo para conhecer melhor esse impacto é importante, segundo Woolhouse. “Uma grande onda de infecção – principalmente em adultos jovens que ainda não foram vacinados – poderia espalhar a doença entre os ainda não vacinados ou os mais vulneráveis, sobrecarregando o sistema de saúde”, afirma. O adiamento também permite avançar mais com a vacinação.

Mesmo que não tenha prometido a liberdade total a partir de 21 de junho, o governo britânico pode esperar uma onda de críticas pelo anúncio desta segunda, que será percebido como um adiamento, afirma o professor de ciências do comportamento da Universidade de Warwick, Ivo Vlaev. “Isso se deve ao que descrevemos em psicologia como aversão à perda – sofremos muito mais com perdas que com ganhos de valor equivalente.”

Segundo ele, quem tem algo a perder com o adiamento – por ter marcado um casamento ou uma viagem – ficará desapontado, porque já tinha a expectativa de realização, que foi retirada, e isso pode reduzir o respeito às medidas de restrição. “Algumas pessoas podem pensar ‘o governo me prometeu minhas liberdades e prazeres associados depois de 21 de junho, agora está levando embora’, e essa decepção provavelmente minará a confiança no governo, que é o principal motivador do cumprimento das regulamentações”, afirma.

Mas para a maioria das pessoas não haverá grandes mudanças no dia a dia e elas continuarão obedecendo às restrições, diz Vlaev. “Pesquisas mostram que leva em média 2 meses para desenvolver um hábito, então só precisamos continuar um pouco mais em nossas rotinas diárias”, afirma. Ele acrescenta também que, quando o governo oferece uma explicação confiável para algo desagradável, o impacto negativo é menor.

O professor de psiquiatria do King´s College de Londres Simon Wessely diz que o impacto sobre o humor das pessoas seria maior se o governo retrocedesse e começasse a reimpor regras que foram relaxadas. “As pesquisas sugerem que mais pessoas ficarão aliviadas do que desanimadas com a decisão. Para muitos, é o relaxamento contínuo das regras, e não o adiamento, que gera ansiedade”, afirma.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas