28 de julho de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Rede de apoio às pessoas com doenças mentais será lançada hoje
    RONDONÓPOLIS

    Rede de apoio às pessoas com doenças mentais será lançada hoje

    Evento será lançado hoje a noite em um hotel de Rondonópolis; lei criando rede de apoio foi proposta pelo deputado Thiago Silva (MDB)

    Imagem: Thiago Silva
    Deputado Thiago Silva autor da lei que cria a rede de apoio destaca importância do tratamento adequado – Foto: Divulgação

    Acontece hoje, as 19 horas no Transamérica Hotal em Rondonópolis, o lançamento da “Rede de Apoio às pessoas com Esquizofrenia e Doenças Mentais”. O evento é organizado por profissionais e voluntários que atuam nesta área juntamente com o deputado estadual Thiago Silva (MDB) – autor da lei que trata do assunto.

    A “Rede de Apoio aos Amigos, Familiares e Pessoas com Esquizofrenia e demais Doenças Mentais” tem como missão construir uma rede de atenção e solidariedade, fortalecendo a luta por implementação e efetivação das políticas públicas da rede de atenção à saúde mental do SUS.

    Thiago Silva é autor da Lei estadual 11.337/2021 que Cria em Mato Grosso a Rede de Atenção e Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e trabalha para implementar ações que possam amparar pessoas que possuem problemas mentais no estado.

    O projeto conta com a participação de psicólogos, professores, gestores e voluntários que irão auxiliar a Rede de Apoio nas atividades propostas. Serão realizadas após o lançamento, visitas as famílias vulneráveis que possuem pessoas com esquizofrenia, webinário com uma série de debates para desmistificar o tema, oficinas artísticas e visitas às escolas parceiras.

    “Nosso objetivo é colocar em prática as ações da lei 11.337/2021 que visa atender e amparar de forma digna as pessoas que possuem problemas mentais. A saúde mental tem afetado milhares de família, também na pandemia, e precisamos buscar alternativas para atender pessoas que infelizmente estão adoecendo”, disse o deputado Thiago.

    De acordo com o voluntário e coordenador da Rede de Apoio Professor Everton Neves o projeto é de grande importância para o atendimento de famílias que hoje não possuem amparo do Estado e irá fazer a diferença na atenção às pessoas que possuem problemas mentais.

    Thiago Silva informa que a intenção da Rede de Apoio é contribuir para que o Estado possa ampliar as políticas de apoio aos pacientes e familiares, pois especialmente as pessoas com Esquizofrenia que sofrem com a falta de acompanhamento e tratamento especializado na área da saúde e também social.