Agora MT Destaques Após suposta “perseguição”, CNMP investiga procuradores de MT
A PEDIDO DE EMPRESÁRIO

Após suposta “perseguição”, CNMP investiga procuradores de MT

Eder Augusto Pinheiro, da Verde Transportes, é acusado de liderar esquema no transporte intermunicipal

Por Camila Ribeiro
VIA

Imagem: Bardusco Após suposta “perseguição”, CNMP investiga procuradores de MT
Ana Cristina Bardusco, alvo de reclamação de empresário – Foto: Reprodução

Por 8 votos a 4, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os procuradores de Justiça Ana Cristina Bardusco e Ezequiel Borges de Campos.

A decisão ocorreu em sessão online realizada na última segunda-feira (20), atendendo a uma reclamação disciplinar proposta pelo empresário Eder Augusto Pinheiro, dono da Verde Transportes.

Pinheiro é acusado de liderar um esquema de monopólio no transporte intermunicipal de Mato Grosso, já tendo sido preso em 2018, no âmbito da primeira fase da Operação Rota Final.

O empresário apontou suposta prática de perseguição processual por parte de membros do MPE.

O julgamento teve início em maio deste ano, mas acabou sofrendo alguns pedidos de vista.

A reclamação teve como relator o conselheiro Luciano Maia que, ainda no mês de maio, se posicionou pela abertura da investigação.

Dando seguimento ao julgamento, no início deste mês, o corregedor nacional, Rinaldo Reis Lima, votou pela abertura de uma sindicância.

Em sessão concluída ontem, o voto do relator foi acompanhando por outros sete conselheiros, resultando na abertura do PAD.

Suposta perseguição

Em seu voto, o relator apontou impessoalidade e imparcialidade na atuação dos membros do MPE nas ações relativas ao empresário Eder Pinheiro.

“Não pode o Ministério Público converter suas competências constitucionais em instrumento de perseguição pessoal sob pena de quebra do princípio da impessoalidade e de transformar o processo em um meio de perseguição”, afirmou.

“O dever de zelo pelo prestígio da Justiça impõe a obrigação positiva no sentido de que sejam observadas as regras de divisão de atribuições dos agentes ministeriais, de sorte a evitar que o mesmo membro atue em várias instâncias e em vários juízos, em quebra de impessoalidade, imparcialidade e, em último caso, o princípio de promotor natural, um dos mais caros à sociedade”, emendou o relator.

Rota Final

As investigações que desencadearam na operação Rota Final apuraram crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude à licitação do setor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT), promovida pela Secretaria de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT).

A investigação que começou na Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública deflagrou, ainda em 2018, a primeira fase da Operação.

Em meados de 2019, o inquérito foi encaminhado, com autorização do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, ao Ministério Público, onde foi dada sequência às investigações pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com supervisão do Naco Criminal.

A segunda fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2020 e a terceira em maio deste ano.

O esquema criminoso revelado no inquérito policial reuniu 54 volumes de elementos de prova e foi presidido pelos delegados da Polícia Civil, Marcelo Martins Torhacs e Márcio Veras, que atuam no Gaeco.

As investigações demonstraram a existência de uma organização criminosa, liderada pelo empresário do setor de transportes, Eder Pinheiro.

Relacionadas

Justiça mantém prisão preventiva de Carlinhos Bezerra por duplo homicídio

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, habeas corpus impetrado por Carlos Alberto Gomes Bezerra, réu...

Presa há uma semana, polícia investiga se sobrinha do ‘Tio Paulo’ cometeu outros crimes

Nesta quarta-feira (24), completa uma semana que Érika de Souza Vieira Nunes, 42 anos, foi presa acusada de furto mediante fraude e desrespeito ao...

Sesp realiza dois leilões para venda de 82 veículos e sucatas nesta semana

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso realiza na próxima quarta e quinta-feira (24 e 25.04), em Cuiabá, dois leilões de 82 veículos...

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo no nome de um idoso morto que ela trazia em uma cadeira de rodas circulou...

Foragido da Justiça de MT por tráfico de drogas é preso no estado de São Paulo

Um foragido da Justiça de Mato Grosso foi preso no estado de São Paulo, nesta segunda-feira (22), após investigação da Gerência Estadual de Polinter...

Governador anuncia nova fábrica para reeducandas confeccionarem uniformes ao Estado

O governador Mauro Mendes anunciou a construção de uma nova fábrica para confecção de uniformes na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em...

Brasil registrou média de 495 ocorrências de tráfico de drogas por dia em 2023

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que o Brasil registrou uma média de 495 ocorrências de tráfico de drogas por dia...

Os indígenas são o esteio da nossa cultura, afirma Paulo José

O pré-candidato a prefeito Paulo José Correia (PSB) fez uma rápida visita à Aldeia Tadarimana nessa quarta-feira (17). A ida teve o objetivo de...

União realiza amistoso com entrada gratuita neste sábado (20)

O União Rondonópolis irá realizar neste sábado (20), às 16 horas, no estádio Luthero Lopes, um amistoso contra o Novo REC. A partida terá...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas