Agora MT Mundo Biden tenta afastar críticas sobre saída dos EUA do Afeganistão
INTERNACIONAL

Biden tenta afastar críticas sobre saída dos EUA do Afeganistão

Presidente assumiu responsabilidade pela saída tumultuada das tropas

Da Redação com Agência Brasil
VIA

Imagem: 2021 08 26t220223z 740573968 rc29dp9zt4sp rtrmadp 3 afghanistan conflict usa biden 0 Biden tenta afastar críticas sobre saída dos EUA do Afeganistão
Joe Biden – Foto: © REUTERS/Jonathan Ernst/Direitos Reservados

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, assumiu nessa terça-feira (31) a responsabilidade pela tumultuada saída das forças norte-americanas do Afeganistão. Ele disse que era a melhor opção disponível, após um importante rival republicano descrever o episódio como uma ferida autoinfligida que tornou os EUA menos seguros.

Mais cedo ,durante o dia, o Talibã celebrou sua vitória sobre os norte-americanos, disparando tiros para o ar, desfilando caixões revestidos com bandeiras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos EUA e aplicando suas próprias regras após a retirada das últimas tropas estrangeiras.

Em sua primeira declaração após a saída, Biden disse que 90% dos norte-americanos que queriam sair conseguiram, e que Washington tinha poder de negociação sobre os militantes islâmicos para garantir que outros 100 ou 200 consigam deixar o país se quiserem.

“Eu assumo a responsabilidade”, disse, acrescentando que os Estados Unidos estão longe de encerrar seu envolvimento com o Afeganistão e, especialmente, com os combatentes do Estado Islâmico no país.

O Talibã agora controla uma porção maior de território do que controlava antes de ser removido do poder, na mais longa guerra travada pelos Estado Unidos, que tirou a vida de quase 2.500 militares norte-americanos e de cerca de 240 mil afegãos, custando por volta de US$ 2 trilhões.

Mais de 123 mil pessoas foram retiradas de Cabul, em uma operação gigantesca e caótica de saída pelo ar conduzida pelos Estados Unidos, além seus aliados nas duas últimas semanas, mas muitas pessoas que ajudaram os países ocidentais durante a guerra foram deixadas para trás.

O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, disse que os norte-americanos haviam sido abandonados além das linhas inimigas.

“Essa foi uma saída desastrada e desgraçada, que irá permitir que o Talibã e a Al Qaeda celebrem os 20 anos dos ataques de 11 de Setembro, assumindo o controle total do Afeganistão”, disse o republicano em um fórum empresarial em Ashland, no Kentucky. “Estamos menos seguros como resultado dessa ferida autoinflingida”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas