Agora MT Mundo Grupo de 140 brasileiros foi detido ao cruzar ilegalmente fronteira dos EUA
CLANDESTINOS

Grupo de 140 brasileiros foi detido ao cruzar ilegalmente fronteira dos EUA

A maioria dos migrantes ilegais tentam atravessar a fronteira com a família; 46.410 brasileiros foram detidos na mesma situação de outubro do ano passado até agosto deste ano

Da Redação
VIA

Imagem: migrantes ilegais eua Grupo de 140 brasileiros foi detido ao cruzar ilegalmente fronteira dos EUA
Grupo foi flagrado por câmeras de vigilância ao atravessar a fronteira – Foto: Reprodução

Um grupo de 140 brasileiros foi detido na manhã de ontem (16) ao cruzar ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos. A informação foi divulgada pela BBC e confirmada por autoridades americanas.

Eles foram flagrados por operadores de câmeras de segurança e, em seguida, se entregaram a agentes da Patrulha de Fronteira do Setor Yuma.

Chris T. Clem, chefe da Patrulha de Fronteira do Setor Yuma, postou as imagens em sua conta pessoal no Twitter e escreveu:

“Agentes da Patrulha de Fronteira detiveram um grupo de 140 migrantes brasileiros nesta manhã. Até o momento, neste mês, os agentes se depararam com uma média diária de mais de 600 migrantes, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado”.

O Setor Yuma é responsável por patrulhar o sudeste do Estado americano do Arizona. Sua jurisdição se estende por 470 mil quilômetros quadrados em uma área entre os Estados da Califórnia e do Arizona.

A região é formada por grandes desertos abertos, cadeias de montanhas rochosas, grandes dunas de areia e o Rio Colorado.

Segundo o governo americano, o Yuma é um dos “setores de patrulha de fronteira que mais cresce no país, tendo dobrado de tamanho desde 2004”.

RECORDE
De outubro de 2020 a agosto deste ano, 46.410 brasileiros foram detidos ao cruzar ilegalmente a fronteira sul do país através do México — um número recorde, de acordo com dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Só em agosto, 9.098 tentaram a travessia, a maior marca desde o início do ano fiscal de 2021 (que vai de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021).

O número total deste ano fiscal (46.410) já supera em mais de seis vezes o total do ano fiscal de 2020 (ou seja, de 1º de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020), quando o contingente de brasileiros detidos nessa rota migratória foi de 7.161.

Até então, o auge da migração ilegal de brasileiros havia ocorrido em 2019, quando cerca de 18 mil tentaram entrar nos EUA ilegalmente pela fronteira terrestre com o México.

A queda de 2019 para 2020 se deveu, em grande parte, à pandemia de covid-19.

Dos 46.410 brasileiros detidos de outubro do ano passado até agosto deste ano, a maioria tentou completar a jornada com suas famílias (34.636 ou 74,7%). Já 11.612 eram adultos viajando sozinhos. O restante — 157 — eram menores de idade e crianças desacompanhados, e cinco eram menores de idade acompanhados.

Com o aumento dos que tentam a travessia ilegal, o Brasil passou a ser a sexta nação com o maior número de imigrantes detidos pelas autoridades americanas na fronteira sul do país, atrás do México, Honduras, Guatemala, Equador e El Salvador.

No entanto, está à frente de países como Nicarágua, Cuba, Colômbia e Venezuela que, historicamente, enviavam mais imigrantes irregulares aos EUA.

Para se ter ideia do tamanho desse fluxo registrado em 11 meses, é como se os agentes de migração americanas encontrassem, em média, 140 brasileiros por dia tentando acessar os EUA a pé.

Relacionadas

Mãe e filha são hospitalizadas após incêndio em casa no Jardim das Paineiras

Duas mulheres, sendo uma idosa de 62 anos e a filha dela, uma jovem de 25 anos, foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento...

Vítima de acidente no Centro de Rondonópolis morre após 22 dias no hospital

Uma das vítimas do grave acidente que ocorreu na noite do dia 28 de março, no Centro de Rondonópolis-MT, morreu no Hospital Regional na...

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Dupla suspeita de roubar carro e fazer refém morre em confronto com a Força Tática

Dois homens morreram em confronto com a Força Tática, no Bairro Coophema, em Cuiabá-MT, nesta segunda-feira (15). Segundo informações, a dupla roubou um carro...

Professores de universidades e institutos federais entram em greve

Os professores das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica iniciaram uma greve nacional nesta segunda-feira (15). Os trabalhadores rejeitaram a...

Jovem de 20 anos é preso por manter relacionamento com menor de 12 anos

Um jovem que mantinha relacionamento com uma adolescente de 12 anos, em Terra Nova do Norte-MT, foi preso pela Polícia Civil, na quinta-feira (18)....

Vídeo de fevereiro mostra que mulher morta pelo noivo já tinha sido ameaçada e agredida antes

Um vídeo de fevereiro de 2024 mostra que Leidiane Ferro da Silva, vítima de feminicídio na última segunda-feira (15), já havia sido ameaçada e...

Homem pula muro de residência, quebra porta e agride ex-mulher em Rondonópolis

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após invadir uma casa e agredir a ex-companheira, na madrugada desta segunda-feira (15), em...

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas