Mais
    Agora MT Manchetes "Mutirão de Oftalmologia" continua neste sábado (23) na Vila Olímpica
    'ZERAR A FILA'

    “Mutirão de Oftalmologia” continua neste sábado (23) na Vila Olímpica

    O objetivo é que a população da região tenha um acesso efetivo a tudo que está sendo ofertado pelo município

    FONTE
    VIA

    Imagem: Juiza Maria Mazarello na Vila Olimpica "Mutirão de Oftalmologia" continua neste sábado (23) na Vila Olímpica
    Atendimento no Multirão- Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

    Mais de 700 pessoas que aguardavam na fila por consultas e exames oftalmológicos foram atendidas nos primeiros dois dias do Mutirão de Oftalmologia, que será realizado até este sábado (23), das 7h ás 17h, na Vila Olímpica, que fica na Rua Sueli Maria da Silva, região da Vila Salmen.

    Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), por meio do projeto da Justiça Comunitária, a ação contribuirá para o trabalho que o município vem realizando para zerar a fila de espera de pacientes que aguardam atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    O Poder Judiciário cedeu a carreta da Justiça Comunitária, que contém dois consultórios oftalmológicos para realizar o mutirão. Além das consultas oftalmológicas, realizadas por quatro médicos contratados pelo município, a Prefeitura oferta no local outros serviços gratuitos de saúde e cidadania, como teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C; vacinas, verificação de pressão arterial, cartão do SUS, exame de pele, orientação e triagem odontológica, além de atendimentos do Bolsa Família e do Planejamento Familiar.

    “Um sucesso este mutirão. Estamos com várias ações em andamento para zerar as filas e levar os serviços para mais perto da população. Esta parceria com o TJ, através da Justiça Comunitária, contribuirá com esse nosso propósito”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, durante a visita ao local do mutirão realizada nesta sexta-feira (22) pela vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e a coordenadora da Justiça Comunitária em Rondonópolis, juíza Maria Mazarello.

    Vinicius destacou ainda que, juntamente com o mutirão de oftalmologia realizado em parceria com a Justiça, estão sendo ofertados gratuitamente no local à população uma série de serviços de saúde e cidadania. “O nosso trabalho está indo além dos atendimentos oftalmológicos. Temos uma série de ações sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. Estamos aqui na missão de aproximar da comunidade, de estar mais próximos das pessoas, de onde elas vivem”.

    A desembargadora Maria Aparecida destacou que a realização deste mutirão demonstra que a prioridade deste projeto Justiça Comunitária é de aproximar o poder judiciário da população e levar até o cidadão serviços relevantes, principalmente na área da saúde. “A gente fica feliz em ver a satisfação do cidadão ao receber o atendimento. Isso é muito importante e demonstra que a nossa prioridade é o cidadão, é nós estarmos ao lado dele, principalmente ao cidadão carente, que necessita do amparo do poder público”.

    A moradora do bairro Coophalis, Maria Dantas (59), foi uma das pessoas atendidas no mutirão. Ela aprovou. “Eu já uso óculos e preciso renovar. Fiquei sabendo ontem e me inscrevi no postinho e vim. Gostei, o atendimento foi excelente”, disse dona Maria logo após passar pela consulta com oftalmologista.

    Iniciado na quarta-feira (20), o mutirão prossegue neste sábado, na Vila Olímpica, das 7h às 17h. No entanto, a juíza Maria Mazarello informou que já acertou com o prefeito José Carlos do Pátio a volta do carreta da Justiça Comunitária para mais três dias de mutirão de atendimentos oftalmológicos nos primeiros dias de novembro.

    A juíza ressaltou ainda a parceria com a Prefeitura de Rondonópolis que possibilitou ampliar o alcance do mutirão de oftalmologia. “Depois de um período de pandemia em que as vulnerabilidades, as dificuldades se potencializaram, não poderíamos encerrar o ano sem trazer a carreta oftalmológica para Rondonópolis. Esse acontecimento marca o engajamento do poder público, do poder judiciário para realização deste mutirão, que não só possibilita a consulta, o exame, mas também a entrega dos óculos, além do oferecer para população outros serviços”, destacou.

    MUTIRÃO DE SERVIÇOS

    O Mutirão da Oftalmologia, em que também são ofertados outros serviços pela secretaria municipal de Saúde na Vila Olímpica desde quarta-feira, faz parte da programação do grande Mutirão de Serviços da Prefeitura de Rondonópolis para beneficiar bairros da região Salmen.

    O objetivo é que a população da região tenha um acesso efetivo a tudo que está sendo ofertado pelo município. A base de operações do mutirão de serviços será a Escola Municipal Gildázia Souza Pirozzi, no Jardim Ipanema.

    Os bairros Vila Canaã, Jardim Amizade, Jadim Ipanema, Vila Lourdes, Vila Mariley, Vila Salmen, Vila São Francisco, Boa Esperança, Vila Mamed, Vila Rosely, Jardim Morumbi, Jardim Maracanã, Vila Romana, Conjunto Hab. Dona Fiúca, Conjunto Hab. Magnólia compõem a lista de beneficiários do mutirão. A expectativa da Prefeitura é de que os trabalhos se intensifiquem nesses locais durante duas semanas.

    A ação contará com a participação de todas as Secretarias Municipais, da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

    Além dos serviços de engenharia, limpeza e urbanização de áreas verdes, que ficam mais à vista da população, o município vai trabalhar forte na busca ativa dos moradores para terem acesso aos programas sociais e serviços de assistência social e de saúde.

    Relacionadas

    Prefeito anuncia investimento de R$ 17 milhões no Sagrada Família

    O prefeito José Carlos do Pátio esteve reunido na noite desta segunda-feira (23) com os moradores do bairro Sagrada Família na Igreja Assembleia de...

    Bolsonaro descarta taxar compras feitas em aplicativos estrangeiros

    O presidente Jair Bolsonaro descartou ontem (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior...

    Réu é condenado pela terceira vez por homicídio qualificado em Rondonópolis

    Pela terceira vez, o Tribunal do Júri condena, em Rondonópolis, Mário da Silva Neto por homicídio. No julgamento realizado nesta quinta-feira (19), a pena...

    Jovem de 25 anos é assassinada no sofá da própria casa

    Uma jovem identificada como Andréia Mariano Mariana, de 25 anos, foi assassinada a tiros na própria residência na noite deste domingo (22), no Bairro...

    Presidente da Ucrânia diz a Davos que mundo enfrenta ponto de virada

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira (23) na reunião de líderes empresariais, em Davos, que o mundo enfrentou um ponto de...

    Motociclista executado a tiros no Jardim Liberdade é identificado

    O motociclista que foi executado na tarde deste domingo (22) foi identificado como Advailson Franqui dos Santos, 23 anos. O jovem era natural de...

    Ciclone Yakecan causa estragos no Litoral, mas se afasta do RS

    Após causar estragos especialmente no Litoral, o ciclone Yakecan começou a perder força no início da madrugada desta quarta-feira. O "olho" da tempestade se...

    Pré-candidatos do PV, Eder Moraes e Márcio Bertoni protagonizam bate-boca e palavrões em troca de mensagens

    Áudios atribuídos ao ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso na gestão Silval Barbosa, Eder Moraes, e ao empresário de Rondonópolis, Márcio Bertoni, circulam em...

    Jaciara | Pagamento à vista do IPTU terá 15% de desconto até 30 de junho aos contribuintes

    A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, lançou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas