Agora MT Economia Número de crianças investidoras aumenta 65% em um ano na Bolsa
ECONOMIZE

Número de crianças investidoras aumenta 65% em um ano na Bolsa

Participantes com até 15 anos de idade passaram de 13.070, em outubro do ano passado, para 21.630 em neste mês em 2021

Da Redação com R7
VIA

De olho no futuro das crianças, pais e responsáveis estão deixando de lado a tradicional poupança para fazer o “o pé de meia” de seus filhos e migrando para a bolsa de valores. Em um ano, o número de investidores com até 15 anos de idade cadastrados na B3 aumentou 65,5%.

O número passou de 13.070 – 7.347 (homens) e 5.723 (mulheres) – em outubro de 2020, para 21.630 – 12.082 (homens) e 9.548 (mulheres) – em outubro deste ano.

Na faixa etária dos 16 aos 25 anos, a participação vem se mostrando expressiva também. Em outubro deste ano, a bolsa soma 481.023 pessoas com este perfil. Em igual período de 2020 eram 415.237, ou seja, alta de 15,84%.

O movimento vem agradando economistas ouvidos pelo R7 Economize nesse Dia das Crianças. Para eles, o aumento do cadastro de CPFs de menores de idade na bolsa de valores mostra que a educação financeira está finalmente começando a tomar forma no Brasil.

Para Miguel José de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), a falta de educação financeira da população sempre foi vista como um grande problema.

E, segundo ele, afeta, inclusive, pessoas esclarecidas, jovens que ainda estão na faculdade, são imediatistas, querem as coisas na hora e acabam se endividando com cartão de crédito por nunca pensarem em economizar e juntar dinheiro, por exemplo.

“O número de investidores menores de idade na bolsa mostra que os pais estão orientando os filhos a darem mais valor ao dinheiro. As próprias escolas estão mais preocupadas em trazer informações sobre o assunto e mostrar para as crianças o impacto do dinheiro em nossas vidas. Claro que anda precisamos avançar muito, o número de endividados no país ainda é elevado, mas é nos jovens que se começa”, MIGUEL DE OLIVEIRA.

Trazer a educação financeira para a vida da criança, na opinião de Oliveira, é uma forma de mostrar para ela que não dá para ser imediatista e comprar tudo o que deseja e que é preciso fazer uma poupança, juntar o dinheiro e finalmente conquistar o que quer.

“Escolas, bancos e a própria Febraban estão fazendo diversas campanhas de conscientização da população, mas é em casa que se tem a base”, diz Oliveira.

André Braz, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getulio Vargas), também acredita que os números da bolsa de valores mostra que a conscientização financeira vem aumentando.

Braz ressalta que abrir uma conta para menor de idade na bolsa de valores é burocrático e exige a autorização dos pais a cada investimento que será feito.

“Se houver parceria e os pais sejam os responsáveis legais pelos investimentos e saiba orientar os filhos, é muito legal”, frisa.

O economista acredita que o maior contato do jovem com o mercado financeiro, seja em casa ou nas escolas, que agora incluíram a disciplina em seu programa curricular, despertará o seu interesse para uma vida mais responsável e com mais cuidados com o dinheiro.

“A medida que o jovem tem contato com o mercado financeiro ele se encanta. Descobre as possibilidades e recompensas de se ter uma vida responsável e que é preciso trabalhar e poupar para se ter conforto ao chegar na terceira idade. Você investe cedo para ganhar os retornos desse investimento mais rapidamente.” ANDRÉ BRAZ

Bráz destaca que o mundo está mudando e exigindo cada vez mais o desenvolvimento do empreendedorismo entre os jovens.

“Aquele emprego de registrar ponto, de entrar às 8h e sair às 18h, está acabando. Se você não é empreendedor, vai precisar fazer uma reserva para financiar a sua vida na terceira idade. O esforço financeiro de jovens é menor do que o de uma pessoa madura”, afirma.

O jovem, de acordo com ele, pode investir pouco dinheiro que aquele tempo que o recurso ficará aplicado trabalhará para ele.

“Ele tem o tempo ao seu lado enquanto uma pessoa madura terá de fazer um esforço financeiro maior para juntar mais dinheiro, renunciando ao consumo presente para financiar sua aposentadoria.”

Ainda que a reforma da Previdência estabelece que o profissional saia com mais de 60 anos do mercado de trabalho, a longevidade do brasileiro vem crescendo cada vez mais.

“Estamos vivendo cada vez mais e essa vida terá de ser financiada com o dinheiro que juntamos ao longo da vida. Quanto mais cedo começarmos a guardar, menos precisaramos sacrificar nosso consumo atual.”

Juliana Inhasz, professora de economia do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) acredita que esse movimento já vem acontecendo há tempos.

“As pessoas tem tido maior exposição à informação. Isso é muito propício nessas novas gerações que se informam por meio de streaming, redes sociais (YouTube , TikTok, instagram etc) e influencers que falam sobre finanças.” JULIANA INHASZ

A professora, lembra, porém, que muitas vezes “os influencers falam de um jeito como se fosse fácil ganhar dinheiro” e acabam fazendo com que essas gerações pouco experientes caiam nessa falácia, criando uma expectativa negativa. Por isso, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo que se acompanha na internet.

 

Relacionadas

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

O Ministério da Saúde contabiliza mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Do total de 2.010.896 casos prováveis, 682...

IBGE diz que 4 em cada 10 jovens abandonam estudos para trabalhar

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre Educação mostram que, em 2023, 41,7% dos jovens brasileiros entre 14 e 29 anos...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores...

Homem é preso após jogar arma de fogo e munições em telhado

Um homem de 38 anos foi preso pela Força Tática pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, neste domingo (24), no bairro...

Cidade pronta pra crescer: Primavera do Leste terá primeira subestação digital do Grupo Energisa

A Energisa está com um plano de obras para todo o estado de Mato Grosso. Primavera do Leste será uma das cidades que será...

Motociclista de 31 anos é arremessado após acidente com carro em cruzamento perigoso

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (27), no cruzamento entre a rua Vicente Pereira de Abreu e...

Motorista de carreta fica preso às ferragens em acidente na Serra Tapirapuã

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (23) na Serra Tapirapuã, entre Tangará da Serra e Nova Olímpia. Segundo informações apuradas pela...

Adolescente de 17 anos morre ao bater motocicleta em caminhão estacionado

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite do último sábado (23), na avenida Perimetral Sul, em Nova Monte Verde-MT. Um adolescente de...

Abertura do comércio varejista será facultativa na sexta-feira Santa (29)

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincom-Roo) destaca que na sexta-feira Santa (29), o comércio poderá abrir suas portas de forma facultativa seguindo...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas