Mais
    Agora MT Destaques Cirurgiões de sete estados se reúnem para operar casos complexos de obesidade...
    CIRURGIAS BARIÁTRICA

    Cirurgiões de sete estados se reúnem para operar casos complexos de obesidade em Mato Grosso

    As cirurgias foram acompanhadas ao vivo por cirurgiões de todo o país durante o 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

    FONTE
    VIA

    Imagem: Cirurgia de obeso Cirurgiões de sete estados se reúnem para operar casos complexos de obesidade em Mato Grosso
    Cirurgia de obeso – Reprodução

    Oito pacientes que aguardavam pelo tratamento cirúrgico da obesidade, sendo seis casos de alta complexidade, foram operados nesta quinta-feira e sexta-feira (02 e 03 de dezembro), no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

    Cirurgiões bariátricos de sete estados do Brasil foram convidados para acompanhar os procedimentos, entre eles, três ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) .

    As cirurgias foram acompanhadas ao vivo por cirurgiões de todo o país durante o 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, organizado pela regional do Mato Grosso da SBCBM.

    Segundo o coordenador da ação e presidente do Capítulo Mato Grosso, Dr. Juliano Canavarros, o objetivo principal foi proporcionar resultados ainda melhores para os pacientes, devido a complexidade dos casos, e ainda, permitir que outros cirurgiões pudessem acompanhar a realização de técnicas avançadas.

    “Trouxemos para Cuiabá convidados importantes e altamente renomados. Tivemos seis cirurgias em pacientes com alterações anatômicas, mas que nos possibilitava oferecer a eles uma melhor qualidade de vida, sendo que outras duas cirurgias foram primárias”, comenta Canavarros.

    Obesidade no MT – No Mato Grosso, segundo a última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, realizada em 2020, o percentual de adultos com obesidade registrado foi de 24% .

    Para o presidente da SBCBM, Fábio Viegas, a ação realizada em Cuiabá é social e científica, tendo em vista que visa uma maior preocupação com os pacientes e também com os cirurgiões que puderem acompanhar ao vivo os procedimentos.

    “A cirurgia bariátrica não é cirurgia para principiantes. Quanto mais treinada, capacitada e habilitada a equipe estiver mais seguro o paciente estará para a realização destes procedimentos e, inclusive, temos processos de certificação e acreditação para isso”, explica Viegas.

    Segundo ele, com a iniciativa do Capítulo do Mato Grosso cirurgiões de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer a padronizações de técnicas, uso de tecnologias e de acompanhar cirurgiões experientes em situações adversas resolvendo problemas sérios.

    “É muito importante para a segurança do paciente que o seu médico tenha alto fluxo de cirurgias, além de ser membro da Sociedade Brasileira”, complementa Viegas.

    Obesidade x pandemia – O Brasil é hoje um dos países com a mais alta taxa de pessoas com obesidade no mundo.

    No entanto, com a pandemia o quadro se agravou. Para que se tenha ideia o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019, para 3.772 em 2020. Em 2021, até o mês de julho, foram realizadas 990 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. A realização de cirurgias pelos planos de saúde também caiu 11,9%, saindo de 52.599 procedimentos realizado em 2019, para 46.419 cirurgias em 2020.

    Em contrapartida, a recente pesquisa Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período.

    De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, um em cada quatro adultos está obeso. São 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens.

    A obesidade impacta diretamente na saúde global dessa população. Existe uma série de comorbidades como, por exemplo, diabetes, hipertensão, doenças nas articulações – que podem surgir ou se agravar diante do excesso de peso.

    Contribuição científica – Participaram dessa ação o vice-presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti; o ex-presidente da SBCBM e atual diretor científico, João Caetano Marchesini; o ex-presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão; o presidente do Capítulo São Paulo da SBCBM, Dr. Tiago Szego; o presidente do Capítulo Goiás da SBCBM, Dr. Leonardo Sebba; o presidente do Capítulo Mato Grosso do Sul, Dr. Wilson Cantero; e o diretor médico da SBCBM, Dr. Luiz Fernando Córdova.

    Relacionadas

    Acidente com avião deixa dois mortos em Boituva

    O acidente com um avião de pequeno porte ocorrido em Boituva, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (11), deixou dois mortos. Ao menos...

    TSE rejeita proposta de palanque dividido entre pré-candidatos ao Senado

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descartou a possibilidade de partidos políticos fazerem coligações diferentes para lançar candidatos ao Governo e Senado nestas eleições. A...

    Polícia Civil instaura inquérito para apurar crime de estupro de vulnerável contra adolescente de 13 anos

    A Delegacia da Polícia Civil em Colniza, na região noroeste do estado, instaurou inquérito para apurar o suposto crime de estupro de vulnerável praticado...

    Exposul inicia preparativos para receber comitivas na 34º Cavalgada

    A tradicional Cavalgada da Exposul está de volta, e nesta 34º edição, a organização do evento já iniciou os preparativos para receber as comitivas...

    Cientistas descobrem método que impede totalmente a infecção pelo coronavírus

    Um grupo de cientistas belgas conseguiu isolar um tipo de açúcar presente nas células humanas e que o vírus da Covid-19 utiliza para infectar...

    Trabalhadores sobreviventes seguem internados em UTI de hospital particular

    Os três trabalhadores que sobreviveram à tragédia ocorrida no último sábado, no Distrito Industrial antigo, em Rondonópolis, seguem internados em uma Unidade de Terapia...

    Garoto de Programa é preso e confessa ter matado enforcado professor universitário durante ato sexual

    A Polícia Civil de Tangará da Serra prendeu na noite desta quinta-feira (12) um homem suspeito de ter matado um professor universitário durante um...

    UFR oferece oficina de elaboração de projetos culturais

    Os editais de incentivo à cultura podem apresentar diferentes critérios de aprovação, porém costumam ter uma estrutura de planejamento em comum. Para ampliar as...

    Família é detida transportando mais de 25 quilos de pasta base de cocaína

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 27,7 quilos de pasta base de cocaína na BR-070, em Barra do Garças-MT. A droga estava em um...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas