Agora MT Brasil Perda de floresta causa o desaparecimento de abelhas polinizadoras
SUSTENTABILIDADE

Perda de floresta causa o desaparecimento de abelhas polinizadoras

Estudo anterior mostrou que mais de 90% da polinização do açaí é realizada por abelhas nativas da Região Amazônica

Da Redação com Canal Rural
VIA

Estudo publicado na revista Agriculture, Ecosystems & Environment revela que em áreas de açaizais com pouca cobertura florestal nas proximidades, espécies de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) estão desaparecendo.

Os pesquisadores estudaram o efeito do desmatamento sobre características específicas das espécies, o que chamam de diversidade funcional, e constataram que as abelhas de menor tamanho foram as mais impactadas. A perda na diversidade de abelhas nativas da Amazônia tem um efeito negativo na polinização do açaizeiro, uma vez que esses animais são os principais polinizadores da palmeira.

Realizado por cientistas brasileiros e estrangeiros, o trabalho relevou que nas áreas estudadas, tanto com açaizeiros (Euterpe oleracea) de várzea (áreas inundadas) quanto em plantios de terra firme (áreas altas), houve uma diferença de quase 80% no número de espécies que visitaram as flores da palmeira.

“Nós avaliamos áreas com pouca floresta ao redor do açaizal e áreas com muita floresta. Nas áreas com mais floresta encontramos até 14 espécies de abelhas sem ferrão que visitaram as flores do açaí. Já nas áreas sem cobertura florestal, encontramos apenas três espécies”, detalha o biólogo Alistair Campbell, pesquisador visitante em atuação na Embrapa Amazônia Oriental (PA), e principal autor do estudo.

Os cientistas avaliaram 18 áreas em quatro municípios paraenses que se destacam na produção de açaí: Barcarena, Abaetetuba, Acará e Belém (Região da Ilhas).

Os locais de coleta de dados de campo envolveram açaizais naturais de várzea, submetidos ao manejo intensivo, e plantios em áreas não sujeitas a inundação (terra firme). Campbell conta que um total de 33 espécies de 16 gêneros de abelhas sem ferrão foram encontradas em inflorescências do açaizeiro. Os gêneros mais comuns encontrados pelos pesquisadores foram Trigona, Trigonisca, Partamona, Plebeia e Nannotrigona, que são as principais polinizadoras do açaizeiro.

Polinização do açaí
Entre as abelhas encontradas, há algumas que têm maior sensibilidade à perda ou empobrecimento das áreas de vegetação natural, e, portanto, são mais afetadas, conforme apontou o estudo. “Consequentemente, se há perda de habitat, o grupo mais sensível de abelhas vai desaparecer daquele local, e isso pode afetar negativamente a polinização do açaizeiro, uma vez que quanto maior a diversidade de polinizadores, melhor e mais eficiente é a polinização e a produção de frutos”, afirma a bióloga Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa e uma das autoras do trabalho.

Estudo anterior mostrou que mais de 90% da polinização do açaí é realizada por abelhas nativas da Região Amazônica. “E essas abelhas dependem das áreas de vegetação natural, então a produção do açaí é dependente das nossas florestas que proveem os polinizadores e resguardam o serviço ecossistêmico de polinização”, destaca a cientista.

Ser diferente é natural
Para estudar os efeitos da mudança de uso na terra nas comunidades de abelhas sem ferrão e nos serviços de polinização do açaí, os pesquisadores uilizaram a abordagem de traço funcional. Isso signfica que em vez de considerar igualmente todas as espécies, o grupo olhou traços específicos que as diferenciam umas das outras, como o tamanho, a dieta alimentar, onde fazem seus ninhos e outros. Isso é o que chamam de diversidade funcional e que está presente na natureza.

A diversidade funcional é o conjunto de características específicas de cada espécie que determinam sua sobrevivência e os serviços ecológicos que desempenham.

“Coletamos dados sobre seis características funcionais de abelhas sem ferrão que podem influenciar sua resposta à mudança na paisagem e no papel como polinizadores”, explica Campbell. Os traços, ou características analisadas, foram o tamanho do corpo, cor do tegumento, hábito do ninho, tamanho da colônia, comportamento de forrageamento e amplitude da dieta.

Cada traço tem relação com a estratégia de vida da abelha, como explica o cientista. Por exemplo, as maiores conseguem voar mais longe; aquelas que fazem ninho em oco de árvores, precisam de floresta; e se a dieta é ampla ou restrita, áreas degradadas têm menos diversidade de plantas e consequentemente menos opção de alimentos.

“Como os traços funcionais são frequentemente compartilhados por algumas ou muitas espécies, o uso de uma abordagem dessa natureza pode nos mostrar os papéis ecológicos de várias espécies que compartilham um traço funcional e fazer previsões de como algumas espécies são impactadas pela mudança na paisagem e no uso da terra”, afirma a bióloga Elinor Lichtenberg, professora assistente da University of North Texas (Estados Unidos), primeira autora do estudo.

A cientista explica ainda que o cálculo da diversidade de espécies é baseado no número de espécies. Já a diversidade funcional é calculada com base nos valores das diferentes características das espécies.

“Quando se trabalha só com a riqueza ou diversidade de espécies, a gente não considera as diferenças funcionais entre elas. Mas o que define o valor de cada espécie são os seus traços, as suas características. É isso que tentamos fazer nesse estudo, focar nos atributos de cada espécie”, acrescenta Campbell.

O trabalho reuniu cientistas da Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Meio Ambiente (SP), University of North Texas, Universidade de Lisboa, Instituto Tecnológico Vale, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Goiás.

O estudo serve como um alerta tanto para as áreas de manejo de açaizais nativos quanto para as áreas de plantio em terra firme. “Sabemos que o açaizeiro possui uma megadiversidade de visitantes florais, dos quais cerca de uma centena são polinizadores em potencial. Desses polinizadores, destacam-se as abelhas nativas, que tem alta dependência das áreas de vegetação natural para sobreviver, obter alimento, abrigo e construir seus ninhos”, ressalta Maués.

“Não basta contar com apenas uma espécie que pode ser menos sensível à perda de habitat, pois a produção de açaí se beneficia por ter várias espécies de abelhas sem ferrão, com diferentes características, por isso, a conservação de florestas é o fator-chave na manutenção da diversidade funcional”, acrescenta Lichtenberg.

Na Amazônia, a legislação ambiental determina que as propriedades rurais mantenham 80% de áreas naturais, a Reserva Legal e Área de Proteção Permanente. A recomendação dos pesquisadores é buscar mecanismos para compensar passivos ambientais, reflorestar áreas e manter a diversidade nas florestas de várzea. “Nas áreas manejadas de açaí, por exemplo, é importante manter o equilíbrio entre o açaí e outras plantas, pois são elas que vão servir de local de abrigo e alimentação para as abelhas”, recomenda Maués.

Relacionadas

Foragido da Comarca de Peixoto de Azevedo é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

Homem procurado pela Comarca de Peixoto de Azevedo, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos...

MPF vê fraude na compra de blindados pela PRF entre 2019 e 2022

Uma investigação do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF) apura possíveis práticas como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação...

Operação mira grupo criminoso especializado em golpes contra familiares de pacientes internados em UTI’s

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, deflagrou na manhã desta terça-feira (26.03), a Operação Hospital Seguro para...

Operação apreende R$ 190 mil em medicamentos de farmácia usada em lavagem de dinheiro do tráfico

A Operação Follow the Money, deflagrada nesta semana pela Polícia Civil para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas...

Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio em ônibus

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter um incêndio em um ônibus na cidade de Campo Verde-MT. O incidente aconteceu por volta...

Polícia Militar prende dupla por roubo e apreende simulacros de arma de fogo

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (25), suspeitos por roubo e direção perigosa, no bairro Jardim Cuiabá, na capital. Na ação, policiais...

IPTU 2024 pode ser pago até o dia 10 de abril com 20% de desconto ou parcelado

O contribuinte de Rondonópolis tem até o próximo dia 10 de abril para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 à vista...

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos....

Número de casamentos aumenta 4%, mas ainda é menor do que nível pré-pandemia

O número de casamentos no Brasil cresceu pelo segundo ano seguido e chegou a 970.041 em 2022. A quantidade corresponde a um salto de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas