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    Veja alimentos baratos que te ajudam a ganhar músculos

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    Imagem: alimentos proteinas Veja alimentos baratos que te ajudam a ganhar músculos
    Alimentos proteicos – Foto: Reprodução

    Para preservar a saúde, a postura corporal e a qualidade de vida, a prática de ir à academia é uma atividade que, aliada à uma dieta diversificada e balanceada, pode ser essencial para aqueles que almejam não só todos esses benefícios, mas que também pretendem definir seus corpos ao ganhar massa muscular. Para esse propósito, separamos produtos para te ajudar a ganhar os tão desejados músculos e ficar forte como o Popeye!

    Ovos: produzidos em escala industrial, os ovos de galinha são um dos mais importantes componentes da cultura alimentar de inúmeros países pelo mundo, como Brasil, Estados Unidos da América e Japão. A opinião sobre seu consumo é polêmica e divergente quanto aos seus benefícios. Geralmente, entretanto, é classificado como um agente auxiliar no ganho da massa muscular por conter vitaminas, como a B12, selênio, zinco, e aminoácidos essenciais.

    Omelete: uma opção prática e barata para a utilização dos ovos na dieta é a famosa omelete francesa, que, diferentemente da conhecida no Brasil, não tem forma de panqueca dobrada em si mesma, mas sim um formato cilíndrico e arredondado, cujo exterior cozido e manuseado na frigideira apresenta uma película fina e levemente dourada, salpicada com cebolete e servida com um pouco de manteiga por cima.

    Abacate: boa fonte de potássio, além de ser indicado para a recuperação muscular, contribui para o funcionamento do intestino e na perda de peso. Ainda, ajuda na absorção das proteínas, e é rico em ácido fólico, que justamente auxilia na formação do tecido muscular.

    Guacamole: receita tipicamente mexicana, pode ser uma opção simples e barata no consumo de abacates. Trata-se basicamente de um puré de abacate temperado com sal, pimenta, cebolas roxas, tomate, coentro e limão, servido com molho tipo vinagrete, o pico de gallo.

    Peito de frango: icônico ingrediente nas dietas cuja intenção é a perda de peso, o peito do frango contém pouca gordura e menos calorias do que outras carnes. Rico em proteínas, é responsável pela aquisição de massa magra na reconstrução do tecido muscular.

    Frango Cordon Bleu: embora a receita original seja um pouco mais calórica, este prato pode ser adaptado para uma versão mais saudável: o frango empanado por ser cozido ao forno, em vez de frito, e recheado com queijo cottage e peito de peru, dois ingredientes que facilitam o ganho de massa muscular e a perda de peso.

    Filé mignon: como citado anteriormente, o frango é um animal, em geral, menos calórico do que outras carnes. Entretanto, o filé mignon pertence ao grupo de carnes bovinas magras, tais como alcatra, maminha e lagarto. O filé mignon é uma proteína de alto valor biológico, possui pouca gordura entremeada e é rico em vitaminas e minerais.

    Tartare: prato de carne crua bem temperada e cortada na ponta da faca. Diz-se que o tartare foi criado na Alemanha, mas ganhou notoriedade na França. Para fins de ganho muscular, a opção com filé mignon é a mais indicada, porém é uma receita que pode ser feita com carne bovina, de peixe ou até mesmo doce, com frutas da estação.

    Soja: também conhecida como feijão-soja e feijão-chinês, a soja possui diversas variações, a mais famosa, porém, é a amarela. Entre prós e contras em seu consumo, diz-se que a soja, como o whey protein, pode ser capaz de agregar à massa muscular.

    Mapo Doufu: o tofu, originário da China é um dos derivados da soja, e é ele o pilar para o Mapo Doufu, prato picante, com molho avermelhado, cuja base é pasta de amêndoa e feijão preto fermentados. Pode ser servido com carne de porco ou bovina, mas existem variações vegetarianas ou veganas.

    Feijão: há grande diversidade de tipos de feijão cultivados no País, entre eles carioca, preto, branco, fradinho, manteiga, vermelho etc. Característico pela sua riqueza em Ferro e sua alta concentração de proteína e aminoácidos essenciais, o feijão ajuda na obtenção de massa magra e muscular.

    Grão-de-bico: também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala ou grão-de-pato, essa leguminosa possui grandes porções de antioxidante e de proteína.

    Salmão: além dos sushis e sashimis, este peixe pode ser grelhado, assado ou feito na churrasqueira. O ômega 3 presente no salmão ajuda no combate a inflamações geradas por exercícios e auxilia no fortalecimento e recuperação dos músculos.

    Batata doce: um dos itens mais famosos na dieta de quem frequenta a academia não poderia faltar na nossa lista por justamente ser um auxílio ao aumento da massa magra quando aliada aos exercícios físicos, além de equilibrar a ingestão entre proteínas e carboidratos.

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