Mais
    Agora MT Notícias "Vida na Terra tem 100% de chances de extinção", afirma bilionario Elon...
    ESTUDO

    “Vida na Terra tem 100% de chances de extinção”, afirma bilionario Elon Musk

    O empresário respondeu a um tweet sobre um estudo recente alegando que há evidências de que um sexto evento de extinção em massa está a caminho

    FONTE
    VIA

    Imagem: extincao da Terra "Vida na Terra tem 100% de chances de extinção", afirma bilionario Elon Musk
    CEO da Tesla e da SpaceX, o mega bilionário Elon Musk- Foto: Reprodução

    CEO da Tesla e da SpaceX, o mega bilionário Elon Musk, afirmou que todas as espécies no planeta têm “100% de chances” de serem extintas em um evento de extinção em massa, a menos que os humanos saiam da Terra e colonizem diversos outros planetas.

    Musk respondeu a um comentário no Twitter sobre um estudo recente, que afirma que há evidências de que um sexto evento de extinção em massa da biodiversidade global está a caminho, desta vez causado inteiramente por atividades humanas.

    O estudo em questão, publicado na revista científica Biological Reviews, mostra que estamos próximos de uma sexta extinção em massa totalmente provocada pela ação humana.
    De acordo com o empresário bilionário Elon Musk, em resposta direta a um tweet sobre o estudo de Cowie neste último domingo (16/01), é inevitável que toda a vida na Terra seja extinta — independentemente do evento de extinção em massa ser feito por mãos humanas.

    Em vez de os humanos serem a causa, porém, o bilionário aponta para uma crise de natureza muito diferente: a expansão do Sol. Para Musk, até mesmo a extinção pela expansão do Sol pode ser evitada e a raça humana perpetuar se entendermos que podemos sair da Terra e habitar novos planetas. Ele nunca escondeu suas ambições de colonizar Marte usando sua empresa SpaceX.

    As análises do atual estudo mostram que a extinção está ocorrendo gradualmente, desde pelo menos o início do século 16. O estudo mostra que a partir de 1.500, cerca de 7,5% a 13% das espécies foram extintas, o que significa algo em torno de 150.000 a 260.000.
    Alguns negam que isso esteja acontecendo. Ou, mais precisamente, eles negam que o declínio ou a extinção total de muitas espécies aponte para um evento de extinção em massa. Mas, o estudo liderado pelo professor Robert Cowie, da Universidade do Havaí, argumenta que isso é resultado de um viés.
    A maioria dessas avaliações se concentra em mamíferos e aves, disse o professor de pesquisa, ignorando completamente os invertebrados, a maior parte da biodiversidade da Terra.

    A gravidade da situação varia. Especificamente, a vida vegetal é impactada em um ritmo mais lento, e as espécies terrestres — especificamente em ilhas como o Havaí — são muito mais afetadas do que nos continentes.
    “Os humanos são a única espécie capaz de manipular a biosfera em grande escala. Não somos apenas mais uma espécie evoluindo diante de influências externas. Somos a única espécie que tem uma escolha consciente em relação ao nosso futuro e da biodiversidade da Terra”, enfatizou o professor Cowie em um comunicado à imprensa.

    A falta de vontade política para combater o problema só agrava a opinião pública, afirma o professor Cowie. E se as pessoas continuarem a negar que um sexto evento de extinção em massa esteja ocorrendo, a situação só vai piorar.

    “Negar a crise, aceitá-la sem reagir, ou mesmo incentivá-la, constitui uma revogação da responsabilidade comum da humanidade e abre caminho para que a Terra continue em sua triste trajetória rumo à Sexta Extinção em Massa”, alertou o professor.
    De acordo com o astrônomo israelense-americano Avi Loeb, da Universidade de Harvard, um possível navio de vela leve poderia um dia ser usado como uma espécie de “Arca de Noé” para salvar a vida na Terra.

    Seu argumento é mais plausível porque a humanidade já “gastou uma quantia considerável de dinheiro para destruir o planeta”, afirma. Sua ideia seria diferente da de colonização de Musk, no entanto.

    “Não precisa ser uma grande espaçonave — só precisa ter uma inteligência artificial, um computador grande o suficiente com o DNA de cada criatura viva e uma impressora 3D”, disse Loeb à imprensa.
    Em algumas décadas, seria como reconstruir a vida sintética, e com uma impressora 3D poderíamos fazer isso. “Com um computador, impressora 3D e inteligência artificial usando o nosso DNA, poderíamos reconstruir tudo”, acredita o astrônomo.

    Relacionadas

    Professora e o filho de 11 anos são as primeiras vítimas identificadas em acidente na BR-163

    Os primeiros identificados do acidente entre um ônibus e uma carreta, trata-se de uma professora sendo Sidinei Oliveira Cardoso, 48 anos e o seu...

    Suspeito é preso por aplicar ‘golpe da casa própria’ em casal

    Um suspeito de aplicar um golpe na venda de um consórcio para aquisição de imóvel contra um casal em Sinop foi preso em flagrante...

    Falso tenente da Força Tática é preso após ameaçar moradores

    Um homem armado e vestindo um colete balístico foi preso pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (22), no bairro Alto Alegre, em tangará...

    Governo projeta receita de R$ 23,5 bilhões em 2023

    A Secretaria de Fazenda (Sefaz) realizou, nesta sexta-feira (20.05), uma audiência pública para apresentar o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023,...

    Sessão tem retorno de Dr. Manoel e Nenzão assumindo cadeira pelos próximos 120 dias

    Afastado das atividades parlamentares desde o dia 27 de abril, o vereador Dr. Manoel (SD) retornou à Câmara de Vereadores na Sessão Ordinária desta...

    Escola Estadual utiliza horta como recurso pedagógico

    A Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, é uma das 150 unidades que desenvolvem o projeto...

    Inscrições para a ‘Garota Exposul 2022’ começam nesta quarta-feira

    A partir desta quarta-feira (18) estarão abertas as inscrições para a Garota Exposul 2022. As regras para inscrições estarão disponíveis nas redes sociais do...

    Trio invade casa, tranca família em dispensa e foge levando dinheiro e joias

    Uma casa foi invadida e roubada na noite desta terça-feira (17), em uma chácara localizada Bairro Parque das Nações, em Rondonópolis (MT). Os suspeitos...

    Prefeito inaugura Centro Municipal de Educação Infantil no Residencial Pedro Casaldaliga

    A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Enézio Machado Vieira no Residencial Pedro Casaldaliga aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), em Rondonópolis...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas