Agora MT Notícias "Vida na Terra tem 100% de chances de extinção", afirma bilionario Elon...
ESTUDO

“Vida na Terra tem 100% de chances de extinção”, afirma bilionario Elon Musk

O empresário respondeu a um tweet sobre um estudo recente alegando que há evidências de que um sexto evento de extinção em massa está a caminho

Da Redação com JC
VIA

Imagem: extincao da Terra "Vida na Terra tem 100% de chances de extinção", afirma bilionario Elon Musk
CEO da Tesla e da SpaceX, o mega bilionário Elon Musk- Foto: Reprodução

CEO da Tesla e da SpaceX, o mega bilionário Elon Musk, afirmou que todas as espécies no planeta têm “100% de chances” de serem extintas em um evento de extinção em massa, a menos que os humanos saiam da Terra e colonizem diversos outros planetas.

Musk respondeu a um comentário no Twitter sobre um estudo recente, que afirma que há evidências de que um sexto evento de extinção em massa da biodiversidade global está a caminho, desta vez causado inteiramente por atividades humanas.

O estudo em questão, publicado na revista científica Biological Reviews, mostra que estamos próximos de uma sexta extinção em massa totalmente provocada pela ação humana.
De acordo com o empresário bilionário Elon Musk, em resposta direta a um tweet sobre o estudo de Cowie neste último domingo (16/01), é inevitável que toda a vida na Terra seja extinta — independentemente do evento de extinção em massa ser feito por mãos humanas.

Em vez de os humanos serem a causa, porém, o bilionário aponta para uma crise de natureza muito diferente: a expansão do Sol. Para Musk, até mesmo a extinção pela expansão do Sol pode ser evitada e a raça humana perpetuar se entendermos que podemos sair da Terra e habitar novos planetas. Ele nunca escondeu suas ambições de colonizar Marte usando sua empresa SpaceX.

As análises do atual estudo mostram que a extinção está ocorrendo gradualmente, desde pelo menos o início do século 16. O estudo mostra que a partir de 1.500, cerca de 7,5% a 13% das espécies foram extintas, o que significa algo em torno de 150.000 a 260.000.
Alguns negam que isso esteja acontecendo. Ou, mais precisamente, eles negam que o declínio ou a extinção total de muitas espécies aponte para um evento de extinção em massa. Mas, o estudo liderado pelo professor Robert Cowie, da Universidade do Havaí, argumenta que isso é resultado de um viés.
A maioria dessas avaliações se concentra em mamíferos e aves, disse o professor de pesquisa, ignorando completamente os invertebrados, a maior parte da biodiversidade da Terra.

A gravidade da situação varia. Especificamente, a vida vegetal é impactada em um ritmo mais lento, e as espécies terrestres — especificamente em ilhas como o Havaí — são muito mais afetadas do que nos continentes.
“Os humanos são a única espécie capaz de manipular a biosfera em grande escala. Não somos apenas mais uma espécie evoluindo diante de influências externas. Somos a única espécie que tem uma escolha consciente em relação ao nosso futuro e da biodiversidade da Terra”, enfatizou o professor Cowie em um comunicado à imprensa.

A falta de vontade política para combater o problema só agrava a opinião pública, afirma o professor Cowie. E se as pessoas continuarem a negar que um sexto evento de extinção em massa esteja ocorrendo, a situação só vai piorar.

“Negar a crise, aceitá-la sem reagir, ou mesmo incentivá-la, constitui uma revogação da responsabilidade comum da humanidade e abre caminho para que a Terra continue em sua triste trajetória rumo à Sexta Extinção em Massa”, alertou o professor.
De acordo com o astrônomo israelense-americano Avi Loeb, da Universidade de Harvard, um possível navio de vela leve poderia um dia ser usado como uma espécie de “Arca de Noé” para salvar a vida na Terra.

Seu argumento é mais plausível porque a humanidade já “gastou uma quantia considerável de dinheiro para destruir o planeta”, afirma. Sua ideia seria diferente da de colonização de Musk, no entanto.

“Não precisa ser uma grande espaçonave — só precisa ter uma inteligência artificial, um computador grande o suficiente com o DNA de cada criatura viva e uma impressora 3D”, disse Loeb à imprensa.
Em algumas décadas, seria como reconstruir a vida sintética, e com uma impressora 3D poderíamos fazer isso. “Com um computador, impressora 3D e inteligência artificial usando o nosso DNA, poderíamos reconstruir tudo”, acredita o astrônomo.

Relacionadas

Ministro quer modernização de contratos com distribuidoras de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na sexta-feira (12), que os contratos com as concessionárias de distribuição de energia devem ser...

Idosa de 71 anos fica ferida após ser atropelada por carro ao atravessar avenida Bandeirantes

Uma idosa de 71 anos ficou ferida após ser atropelada por um carro, na avenida Bandeirantes, no bairro Jardim das Hortências, na manhã desta...

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da operação que investiga suposto golpe de Estado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (18), representada pelo partido Progressistas, um pedido para anular a...

Câmera de segurança registra homem esfaqueando noiva até a morte durante almoço

Uma mulher identificada como Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos, foi assassinada a facadas pelo noivo, Wendel Santos, de 37 anos, no início...

Secel publica edital para execução de serviços da Lei Paulo Gustavo em MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) publicou, nesta sexta-feira (12.04), o edital de seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC)...

Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato...

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear que é referência nacional

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico...

Polícia Civil prende homem que agrediu brutalmente a companheira após ela não fazer o almoço

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá prenderam nesta sexta-feira (12), um homem por agredir brutalmente a companheira por ela...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas