Agora MT Notícias Evento da pecuária de corte marca retornada de grandes encontros em Mato...
PECUÁRIA DE CORTE

Evento da pecuária de corte marca retornada de grandes encontros em Mato Grosso

Uma rede de prestadores de serviços está mobilizada para realização do 10° Simpósio da Nutripura

Fonte: ASSESSORIA

Imagem: Nutripura pecuaria Evento da pecuária de corte marca retornada de grandes encontros em Mato Grosso
Durante os dois dias do 10º Simpósio Nutripura, a expectativa é de receber mil participantes- Foto: Reprodução

O 10º Simpósio Nutripura, em Rondonópolis, marca a retomada do setor de eventos na região sul de Mato Grosso. O tradicional encontro da cadeia da pecuária de corte volta a ser realizado depois de três anos e vai mobilizar cerca de 300 trabalhadores, diretos e indiretos, para atender um público de aproximadamente mil produtores, investidores e pesquisadores nos dias 25 e 26 de março.

Em março, as medidas restritivas de circulação completaram dois anos e neste período muitos trabalhadores perderam o emprego e empresas tiveram que fechar as portas, sobretudo no setor de eventos e turismo.

Em Mato Grosso, o impacto nos eventos do agronegócio teve grandes proporções. Foram tempos difíceis, segundo Giovana Zambardino, proprietária da Essepe Eventos. “A média que era de 50 eventos por ano, com a pandemia, em 22 meses, não chegamos a realizar 10 eventos”, conta a empresária que está na organização do Simpósio.

Zambardino lembra que o mercado sentiu bastante e a empresa, que é focada no agronegócio do Centro Oeste, sentiu ainda mais. “Nosso setor movimenta milhões e a cadeia inteira, de carregadores a diretores de arte, foi prejudicada. Foram tempos bem difíceis, e vimos profissionais gabaritados, de alto nível, pedindo dinheiro para comer. Isso mexeu com todos”, constata.

Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), responsável por pouco mais de 4% do PIB brasileiro, as medidas restritivas para conter a covid-19 afetaram cerca de 97% das empresas do setor, que deixaram de faturar ao menos R$ 230 bilhões em 2020 e 2021.

Em Rondonópolis, além dos fornecedores e prestadores de serviços, o setor de hotéis e restaurantes também vai se movimentar com a realização do 10º Simpósio Nutripura.

Retomada – Durante os dois dias do 10º Simpósio Nutripura, a expectativa de receber mil participantes envolve uma imensa rede de prestadores de serviços direta e indiretamente, no município, estado e no país.

Começando pela organização da programação do evento, a economia gira em torno do deslocamento de pessoas de várias partes do país. São oito palestrantes, clientes da Nutripura, e 26 parceiros (empresas e instituições), pesquisadores, universitários e jornalistas que vão estar em Rondonópolis e Pedra Pedra Preta nas palestras e no Dia de Campo do simpósio.

Seja de carro, ônibus ou avião, ao chegar nas cidades há outra movimentação na rede de hotéis e de alimentação, basicamente. As áreas de entretenimento e turismo também estão associadas, já que as pessoas têm tempo livre.

Já para a realização do evento, uma logística imensa é acionada para que a engrenagem funcione sem falhas, no Centro de Pesquisas da Nutripura, onde ocorre a Vitrine Tecnológica, e no Espaço Ideias, onde serão realizadas as palestras.

Estrutura física (tendas, móveis, iluminação e equipamentos de som e vídeo, ventilação e limpeza, transporte) com pessoas capacitadas para instalar e operar cada item demandado tanto pela Nutripura, quanto pelas empresas parceiras, que vão expor produtos no local.

Com o palco definido e os atores preparados, resta a Nutripura como anfitriã receber bem os seus convidados. Assim, recepção, entrega de materiais e orientação dos participantes, exige mais gente gabaritada nesta área.

Por fim, matar a fome e saciar a sede, literalmente, de quem vai passar horas em busca de conhecimento, é uma tarefa para o pessoal do buffet. Aí, entra uma outra cadeia de prestadores de serviços que faz desta área do país uma engrenagem importante da economia. Fornecedores de alimentos, bebidas e pessoal de cozinha e de atendimento como garçons e no bar.

Na área cultural, a Nutripura também fomenta o setor com a contratação de cantores para animar a festa de encerramento.

Tradição – O 10º Simpósio Nutripura, realizado na sexta-feira (25) e sábado (26), é um dos principais eventos voltados para a pecuária de corte de Mato Grosso, O debate sobre “Pecuária ontem, hoje e amanhã” vai mostrar os avanços do setor produtivo nos últimos 20 anos e marca as duas décadas de atividade da Nutripura no estado.

Relacionadas

Polícia Militar prende homem por tentativa de feminicídio contra ex-namorada

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (23), suspeito de ameaça e tentativa de feminicídio contra uma mulher, de 50...

Força Tática prende foragido acusado de executar empresário em camelódromo de Rondonópolis

Um homem identificado como Clarisvaldo de Morais Freitas, 31 anos, foi preso pela Força Tática, em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime...

Após morte de sargento baleado na cabeça, comandante determina “caçada” de suspeito

Uma operação foi montada por equipes da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática (FT) e demais grupamentos militares...

Homem descumpre medida protetiva e acaba preso após ir até a casa da ex-mulher

Um homem de 41 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) pelo crime de descumprimento de medida protetiva, na noite desta terça-feira (21), em...

Polícia Penal localiza dezenas de celulares, chips e carregadores escondidos em blocos de concreto

O Serviço de Operações Especializadas (SOE) da Polícia Penal apreendeu dezenas de materiais eletrônicos na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, na manhã...

Gefron apreende 86 quilos de drogas e causa prejuízo em mais R$ 450 mil ao tráfico

Uma ação policial resultou na apreensão de 65 kg de substância análoga a maconha, 19 kg de substância análoga a pasta base de cocaína...

Governo federal avalia elevar preço do cigarro para compensar desoneração da folha de pagamento de 17 setores

O governo federal quer elevar o preço mínimo do cigarro para compensar parte da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia...

Programa CNH Social convoca mais 2,2 mil beneficiados com habilitação gratuita

O Governo de Mato Grosso publicou nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a segunda lista dos beneficiados com o Programa SER Família...

Quarta-feira deve ser ainda mais fria e mínima pode chegar a 12°C em Rondonópolis

A próxima quarta-feira (29) será fria em Rondonópolis. Segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas