Mais
    Agora MT Notícias Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer
    DICA DE SAÚDE

    Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer

    Nos casos, em que a mulher está com dúvida se está grávida, não deve tomar nenhum destes chás

    Fonte: Tua Saúde
    VIA

    Os chás para descer a menstruação atrasada são aqueles que causam a contração do músculo uterino e que, por isso, estimulam a descamação do útero.

    A maior parte dos chás usados para este fim não possuem comprovação científica em humanos, mas são utilizados muito frequentemente na medicina tradicional de alguns continentes, especialmente na América do Sul, África e Ásia. Além disso, algumas plantas também possuem resultados comprovados em investigações feitas em ratos.

    Antes de tomar qualquer um destes tipos de chá, é necessário que a mulher faça um teste de gravidez para ter certeza que não está grávida, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê, pois qualquer chá indicado para descer a menstruação pode afetar gravemente a gestação.

    1. Chá de gengibre

    Imagem: cha para descer a menstruacao atrasada 38609 Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer

     

    O chá de gengibre é considerado seguro na gravidez, desde que utilizado em doses baixas de até 1 grama e por um máximo de 3 a 4 dias seguidos. Em doses mais altas, esta raiz parece ter a capacidade para levar o útero a contrair.

    Dessa forma, o chá de gengibre pode ser utilizado perto do dia da menstruação para estimular o sangramento uterino.

    Ingredientes

    • 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada;
    • 1 xícara de água fervente.

    Modo de preparo

    Colocar as fatias de gengibre na xícara com água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

    As fatias de gengibre podem ser re-utilizadas para fazer 2 ou 3 xícaras de chá, sendo que, para isso, se pode fazer pequenos cortes nas fatias a cada utilização, para facilitar a liberação de mais substâncias.

    2. Chá de sene

    Imagem: cha para descer a menstruacao atrasada 38610 l Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer

     

    O sene é uma planta com alto poder laxante, mas que também causa a contração do útero. Isso acontece porque contém substâncias que estimulam a contração da musculatura lisa, que é o tipo de músculo presente no intestino, mas também no útero.

    Assim, além de tratar a prisão de ventre, este chá também pode ser usado por mulheres que desejam estimular a menstruação.

    Ingredientes

    • 2 gramas de folhas de sene;
    • 1 xícara de água fervente.

    Modo de preparo

    Colocar as folhas de sene na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

    Por ser laxante, é normal que o chá de sene cause diarreia, especialmente se a pessoa não estiver sofrendo com prisão de ventre. Idealmente, este chá não deve ser usado por mais do que 3 dias, já que pode causar muito desconforto abdominal, além de contribuir para a perda de água e minerais pela diarreia.

    3. Chá frio de folhas de rabanete

     

    Imagem: cha para descer a menstruacao atrasada 38611 l Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer

     

    Estudos feitos com o rabanete indicam que o chá frio das folhas tem ação estimulante do útero, facilitando a menstruação. Este efeito parece estar relacionado com a presença de saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair.

    Ingredientes

    • 5 a 6 folhas de rabanete;
    • 150 ml de água

    Modo de preparo

    Colocar as folhas de rabanete e a água num liquidificador. Depois bater bem até ficar com uma mistura homogênea e filtrar com um coador. Beber 2 a 3 copos por dia.

    As folhas de rabanete são seguras para a saúde e bastante nutritivas, contendo grandes quantidades de vitamina C e outros antioxidantes que ajudam a manter o corpo saudável.

    4. Chá de orégano

     

    Imagem: cha para descer a menstruacao atrasada 38612 l Conheça quatro tipos de chás que faz a menstruação atrasada descer

     

    O orégano é uma erva aromática que é usada em algumas culturas para aumentar a circulação sanguínea no útero e estimular a contração uterina, sendo usado na fase final da gestação para facilitar o trabalho de parto. No entanto, e devido Às suas propriedades, o orégano também pode ser capaz de estimular a menstruação.

    Ingredientes

    • 1 colher (de sopa) de orégano;
    • 1 xícara de água fervente.

    Modo de preparo

    Colocar 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

    Quem não deve tomar estes chás

    Os chás para ajudar a descer a menstruação causam alterações no fluxo sanguíneo uterino ou na contração dos músculos do útero e, por isso, não devem ser utilizados quando existe suspeita de gravidez, já que podem causar graves alterações no desenvolvimento do bebê.

    Além disso, como alguns chás podem ter efeito laxante, devido às alterações na contração dos músculos lisos, também não devem ser usados em crianças ou idosos, sem orientação de um médico.

    Por que a menstruação pode atrasar

    A principal causa da menstruação atrasada é a gravidez, mas as alterações hormonais, estresse excessivo e o grande consumo de alimentos com cafeína, como chocolate, café e coca-cola também podem alterar o ciclo menstrual. Além disso, outras doenças como a síndrome do ovário policístico também pode levar a menstruação a atrasar ou adiantar. Saiba mais sobre as causas de menstruação atrasada.

    Nos casos, em que a mulher está com dúvida se está grávida, não deve tomar nenhum destes chás

    Relacionadas

    Estresses ambientais impactam a safra 21/22 de algodão em MT

    O algodoeiro sofre interferência direta de fatores adversos ou favoráveis durante a safra, com impacto significativo sobre o desenvolvimento vegetativo, produção e na qualidade...

    Polícia Militar prende homem que invadiu casa e esfaqueou ex-companheira

    A Polícia Militar prendeu na tarde desta segunda-feira (08), Edivan Junior Leite da Silva, apontado como autor do feminicídio ocorrido durante a manhã no...

    Motorista morre em colisão frontal entre picape e caminhonete após ultrapassagem perigosa

    Uma mulher morreu na hora após sofrer um grave acidente nesta sexta-feira (12) na MT-358, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis-MT....

    Mato Grosso pode ampliar em quase 20% exportações de algodão

    As exportações brasileiras de pluma de algodão recuaram quase 30% no ciclo que começou em agosto do ano passado e terminou no último mês...

    Fifa antecipa início da Copa do Mundo para 20 de novembro

    A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou a antecipação do início da próxima edição da Copa do Mundo para o dia 20 de novembro....

    Estado nomeia 38 aprovados no concurso da Politec

    O Governo de Mato Grosso publicou, em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (12), a nomeação de 38 aprovados do concurso público da...

    Abertura oficial da 48ª Exposul acontece hoje (08) com show católico

    O Parque de Exposições de Rondonópolis terá umas das maiores festas já realizadas em seu espaço, com o retorno da Exposul em sua 48º...

    Acupuntura: quais as áreas beneficiadas por essa terapia?

    Nos últimos anos, a quantidade de pessoas que sofrem com problemas nas costas e nas articulações aumentou drasticamente e, na busca por tratamentos, a...

    Dançarino do grupo Mirror que foi atingido por tela gigante acorda do coma

    Moo Lee Kai-yin, dançarino do grupo Mirror que foi atingido por um telão gigante durante um show da banda no último dia 28 de julho, em...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas