Agora MT Mais Notícias Agora Tech Vale a pena comprar uma TV com Alexa, Google Assistente ou Bixby?
TECNOLOGIA

Vale a pena comprar uma TV com Alexa, Google Assistente ou Bixby?

As empresas tiveram muito tempo para desenvolver e otimizar o reconhecimento de voz para acionar comandos

Fonte: Canal Tech
VIA

Imagem: smart tv1 Vale a pena comprar uma TV com Alexa, Google Assistente ou Bixby?
Smart TV – Foto: AGORAMT

As Smart TVs estão tentando inovar cada vez mais para chamar atenção dos consumidores e, talvez, a última tendência seja a implementação de assistentes virtuais no televisor. Mas será que esse diferencial vale a pena?

Os assistentes virtuais estão ganhando espaço dentro das casas. Isso é verdade principalmente com os dispositivos Echo da Amazon, que vem popularizando essa tecnologia. Porém, não é de agora que a presença dessas “companhias” virtuais.

Há anos já existia o Google Assistente e também a Bixby — essa última exclusiva da marca Samsung. Por isso, as empresas tiveram muito tempo para desenvolver e otimizar o reconhecimento de voz para acionar comandos.

Google Assistente deixa a desejar

Apesar de ser um veterano, ter milhões de dados compilados todos os dias (afinal é um dos buscadores mais usados no mundo) e tempo para desenvolver um sistema ágil e preciso, o Google Assistente é o mais travado de todos.

Entre os principais comandos, é possível pedir para alterar o volume (abaixar ou aumentar), mudar de canal, abrir aplicativos como Netflix, HBO MAX ou Prime Vídeo e alterar algumas configurações da TV, por exemplo: brilho, contraste ou abrir o menu de configurações.

Alexa se mostra mais precisa, mas ainda escorrega

Chegamos na segunda assistente disponível: a Alexa. Provavelmente a mais conhecida e com maior reputação a zelar. Ela consegue, sim, ser mais intuitiva e responsiva do que o Google Assistente.

Ao dar os comandos, a Alexa entende muito melhor e consegue propor ações mais próximas daquilo que se desejava.

Contudo, ainda esbarra em alguns errinhos. Por exemplo, entre os três serviços disponíveis, tanto a Alexa quanto o Google não conseguiram compreender quando se diz o comando “Abrir HBO Max”.

Outro ponto Positivo para a assistente da Amazon é atender com mais precisão o que foi requisitado, como alterar o volume. Por alguma razão, o Google Assistente não entendia quando pedia para subir o volume até 50 ou abaixar para um número específico.

Bixby, a grande surpresa

Dentre as três opções, a Bixby foi a que melhor entendeu meus comandos e conseguiu responder com rapidez e precisão. Inclusive, um de seus diferenciais é o comando “o que posso dizer”, em que ela mostra diversas ações que podem ser executadas.

Os outros assistentes também possuem tal comando, porém mostram exemplos mais genéricos e não tão voltados para o sistema da TV em si, mas sim para uso gerais do tipo “quantas calorias tem uma esfiha?” ou então “qual a previsão do tempo hoje?”.

Já a assistente da Samsung mostra uma tela com inúmeras ações voltadas para a TV. Seja alterar a entrada de dispositivos, acionar configurações de imagem, mudar volume, alterar canais. Isso pode ajudar muitas pessoas que, assim como eu, não possuem muito contato com esse tipo de tecnologia e podem ficar perdidas nas possibilidades.

Contudo, é importante lembrar que se trata de uma TV Samsung. Então é natural que um software da própria empresa tenha mais integração com o produto do que as assistentes de Amazon e Google.

Mas vale a pena?

Não faz tanta diferença. Isto é, se você estiver em dúvida entre dois modelos, e a única distinção entre elas é a presença ou ausência dessa tecnologia.

Talvez o único ponto que os assistente realmente façam diferença é se você tiver o hábito de assistir ao YouTube diretamente no aplicativo da TV. Já que é possível realizar a pesquisa apenas ditando os termos ou frases desejadas. Muito mais prático do que ficar caçando letra por letra com o controle remoto.

 

Relacionadas

Motociclista é socorrido com suspeita de fratura na perna após colisão

Um acidente de trânsito foi registrado na noite da última sexta-feira (22), em Tangará da Serra-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Forças de segurança frustram invasão de terras em Santo Antônio de Leverger

No final da tarde desta quinta-feira (21), forças da Segurança Pública frustraram uma tentativa de invasão de terras em uma propriedade rural no município...

Docerias inovam com sabores criativos para vender mais nesta Páscoa

Com uma variedade de marcas e combinações de ovos de Páscoa disponíveis no mercado, empreendedores investem em sabores diferentes para atrair novos clientes e...

Foragido da Comarca de Peixoto de Azevedo é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

Homem procurado pela Comarca de Peixoto de Azevedo, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Briga entre pai e filho termina com jovem esfaqueado e morto

Um jovem identificado como Josiel Moreira Domingues, 23 anos, morreu após ser atingido por cerca de dois golpes de faca no peito, na manhã...

Governo bloqueia R$ 2,9 bilhões do Orçamento para cumprir meta

Beneficiado pela arrecadação recorde do início de ano, o Orçamento de 2024 terá um bloqueio de R$ 2,9 bilhões em gastos discricionários (não obrigatórios),...

Suspeito de matar esposa a facadas é indiciado por feminicídio, estupro e ocultação de cadáver

José Edson Douglas Galdino Santos, de 25 anos, suspeito de matar Lorrane Cristina Silva de Lima, 23 anos, foi indiciado por feminicídio, estupro e...

Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio em ônibus

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter um incêndio em um ônibus na cidade de Campo Verde-MT. O incidente aconteceu por volta...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas