Mais
    Agora MT Manchetes 'Comunidade Integrada' apresenta forças de segurança e aproxima população
    PROJETO

    ‘Comunidade Integrada’ apresenta forças de segurança e aproxima população

    Mais de 150 pessoas passaram pelos estandes do projeto

    VIA

    Imagem: COMUNIDADE INTEGRADA 'Comunidade Integrada' apresenta forças de segurança e aproxima população
    Comunidade integrada – Foto: assessoria

    A primeira edição do projeto Comunidade Integrada, em Campo Verde (MT), reuniu mais de 150 pessoas de todas as idades. Os visitantes puderam conhecer as forças de segurança e os serviços que cada uma delas prestam à sociedade, além de se divertirem em brincadeiras.

    Quem passou pelo estande da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) pode não apenas conhecer o trabalho dos peritos, mas vivenciarem isso na prática. No evento, foi montada uma cena de um crime de homicídio com vários vestígios, e os participantes tiveram que levantar as provas do crime. A unidade também demonstrou as técnicas utilizadas para identificar o trajeto da bala e das digitais deixadas nos objetos encontrados na cena do crime.

    Os participantes também acompanharam o trabalho do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) no enfrentamento ao tráfico de drogas, com a participação da Luna, a cadela adestrada que identifica entorpecente camuflados em compartimentos secretos de veículos e em diferentes recipientes.

    O Corpo de Bombeiros, por sua vez, expôs suas viaturas e equipamentos utilizados em resgate em água, altura e em caso de acidentes. A Rede Cidadã levou quadros coloridos elaborados pelos alunos da instituição. No espaço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) as pessoas puderam montar e tirar fotos nas viaturas oficiais utilizadas em eventos e em ocorrências.

    Além de alunos da rede municipal de ensino, o projeto Comunidade Integrada também envolveu familiares. Rafael Caciolato foi um dos participantes que aproveitou o evento para uma diversão com a família.

    Imagem: cadela do gefron 'Comunidade Integrada' apresenta forças de segurança e aproxima população
    Comunidade integrada – Foto: assessoria

    “Eu vim com minha esposa e duas filhas e está sendo uma experiência bem diferente. Ainda acabei de ganhar um suporte de celular”, disse, após participar de um teste sobre segurança no trânsito, no qual ganhou um brinde.

    O coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, considerou o evento um sucesso, e espera contribuir com a formação de novos cidadãos. “Essa interação com as crianças é importante para que possam entender que a polícia a polícia é muito mais do que atuar contra a criminalidade, mas que é possível conviver tranquilamente no mesmo espaço”.

    Os agentes de segurança que atenderam as crianças elogiaram o projeto e contaram que as crianças se envolveram no mundo da segurança e seus diferentes seguimentos.

    “Nós até ouvimos alguns falando que querem ser policiais. Esse contato com a sociedade é muito importe, porque quebra um paradigma com maior proximidade com a segurança pública”, disse o perito Luiz Chibassaki de Figueiredo.

    O evento ainda contou com um concurso de redação, que desafiou os estudantes a refletirem sobre como poderiam colaborar com a melhoria da segurança pública de sua cidade. Três vencedores ganharam um sobrevoo de 15 minutos sobre a cidade onde vivem.

    Uma das vencedoras foi Emilly Freitas Borges, estudante da Escola Municipal Monteiro Lobato, que sugeriu em sua redação a implantação de semáforos para melhorar o trânsito na cidade. Ela foi uma das primeiras a tirar fotos no helicóptero e fazer o voo. “Eu achei muito legal porque ele anda muito rápido, e eu não tive medo, estava ansiosa para poder voar”, disse.

    A diretora da escola onde Emilly estuda, Claudia Canola, elogiou a iniciativa e afirmou que o evento contribui com a formação do cidadão desde a infância. “O papel da escola é formar cidadão e este projeto de segurança pública contribui para a formação de uma pessoa crítica e que tenha compromisso consigo mesmo e com a comunidade”.

    O evento foi uma ação promovida pela Secretaria de Segurança Púbica, por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária em parceria com a prefeitura de Campo Verde, que também vem fazendo investimentos em segurança pública.

    “Nós entendemos que o município deve investir nas ações de segurança, pois são construídas muitas ações positivas, porque a intensão é sempre dar a liberdade do cidadão ir e vir com segurança”, pontuou o prefeito, Alexandre Lopes.

    Relacionadas

    Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil

    Beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 3 recebem hoje (21) a parcela de junho do Auxílio Brasil. O valor mínimo do...

    Edital para credenciamento de médicos peritos e psiquiatras de Rondonópolis e outros 12 municípios é prorrogado

    A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) prorrogou por mais 12 meses, a partir desta quinta-feira (23), o edital de credenciamento de...

    Polícia Militar prende indivíduos por receptação e recupera grande quantidade de fertilizantes furtados

    Policiais militares da 7° CIPM prenderam nesta terça-feira (21) seis indivíduos suspeitos de cometerem receptação e formação de quadrilha. Uma grande quantidade de fertilizantes...

    Motociclista fica ferido em acidente e é levado ao Hospital Regional

    Um acidente envolvendo duas motos deixou um motociclista ferido nesta quinta-feira (23), entre os bairros Dom Osório e José sobrinho, em Rondonópolis-MT. As duas motocicletas...

    Quando foi que a violência virou resposta?

    Estou enojado. Causou-me verdadeiro asco a atitude do Procurador do município de Registro, no interior paulista, Demétrio Oliveira Macedo, de 34 anos, que agrediu...

    Tiroteio termina com seis baleados em noite de show de Wesley Safadão

    Seis pessoas foram baleadas em uma festa junina ocorrida na madrugada da última quarta-feira (15) no Benedito Bentes, em Maceió, em que Wesley Safadão...

    Inscrições para cavalgada começam nesta sexta-feira (24)

    As inscrições gratuitas para a 34ª Cavalgada da Exposul abrem nesta sexta-feira (24) em cinco pontos diferentes. O evento será no dia 06 de...

    O oposto também é verdadeiro

    Quando Maria fala do João, eu sei mais sobre Maria que de João. O oposto é verdadeiro. Só reconheço aquilo que conheço. Como é fácil...

    MT está entre os 4 estados onde o etanol é mais competitivo do que a gasolina

    A queda de 1,84% no preço do etanol foi insuficiente para tornar o combustível competitivo para a maioria dos motoristas de carros flexpower no...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas