Mais
    Agora MT Destaques Várzea Grande inicia aplicação da 4ª dose contra COVID-19 para pessoas acima...
    IMUNIZAÇÃO

    Várzea Grande inicia aplicação da 4ª dose contra COVID-19 para pessoas acima de 60 anos

    . A decisão é uma recomendação do Comitê de Enfrentamento a COVID-19 do município

    Assessoria
    VIA

    Imagem: Vacinacao em idosos Várzea Grande inicia aplicação da 4ª dose contra COVID-19 para pessoas acima de 60 anos
    Vacinação em idosos – Reprodução

    Idosos acima de 60 anos começam a ser imunizados com a quarta dose da vacina contra a COVID-19 desde esta sexta-feira, 20 de maio, em Várzea Grande. A decisão é uma recomendação do Comitê de Enfrentamento a COVID-19 do município.

    O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, apresentou ao prefeito Kalil Baracat, as novas estratégias de imunização contra a COVID-19, onde as vacinas vão permanecer, já a partir de segunda-feira (23), somente nas Unidades Básicas de Saúde, conforme anúncio do calendário de cada mês, respeitando as regras do Plano Nacional de Imunização, a exemplo da excepcionalidade da vacina da criança. Outra decisão foi a de manter o ponto fixo do Várzea Grande Shopping, para vacinar de segunda a sexta-feira idosos, adolescentes e adultos.

    “A Unidade Básica escolhida para vacinar crianças, não poderá vacinar as outras categorias prioritárias, como adultos, adolescentes ou idosos, por isso a população deve ficar atenta na divulgação dos locais. Todas as unidades terão a vacina. Hoje doze unidades estão aptas a vacinar, no próximo mês mais unidades serão inseridas, até que todas tenham as doses. A vacina da quarta dose, para 60 anos acima, só poderá ser administrada após quatro meses da aplicação da terceira dose”, explicou Gonçalo de Barros.

    Segundo ainda o secretário esta é a oportunidade de atingir um novo público. “Nós estamos atentos às necessidades de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela COVID-19, bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral. Por isso, estamos ampliando a quarta dose para este público”, disse o gestor municipal em Saúde.

    O público apto a ser imunizado com a quarta dose são: idosos acima de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas com 18 anos de idade – indivíduos cujo sistema imune não funciona como deveria, além de trabalhadores de saúde. A vacina a ser utilizada para a quarta dose deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (AstraZeneca). As gestantes e puérperas – até 45 dias pós-parto – que também estão aptas a serem imunizadas deverão receber a quarta dose, preferencialmente com o imunizante Pfizer, cinco meses após ter recebido a terceira dose.

    “Esta nova decisão é mais um importante passo para protegermos a nossa população, principalmente os idosos acima de 60 anos de idade. O inverno chegou, o idoso é mais vulnerável a contrair doenças e vamos protegê-los com o reforço da vacina contra a COVID-19. Uma pandemia que ainda não acabou, e a vacina é a proteção contra a doença. Faço um apelo para todos se vacinarem, com a primeira, segunda e terceira dose. E as pessoas que se encaixam na autorização das autoridades sanitárias, para a quarta dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal, ou ainda não tomou nenhuma dose, vá aos pontos de vacinação aptos a aplicarem a vacina. A vacina está descentralizada, nos bairros e mais perto de vocês”, alertou o prefeito Kalil Baracat.

    – Verifique a escala da vacinação para crianças de 5 a 11 anos no período de 23 a 31 de maio, sempre no horário de funcionamento das unidades, iniciando das 8h às 11h e das 13h às 16h:

    – Segundas-feiras: A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nossa Senhora da Guia e no São Mateus – ESF Gonçalo Pinto de Godoy .

    – Terças-feiras: ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra); Clínica de Atenção Primária à Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro); Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago).

    – Quartas-feiras: ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel); Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara).

    – Quintas-feiras: ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha); ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande); Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei).

    – Sextas-feiras: Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória); ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde); ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União.

    – 12 Unidades Básicas de Saúde aptas a vacinarem adolescentes, adultos e idosos: (Nestas unidades no dia que houver escala para vacinar criança, não haverá para os demais públicos)

    ESF Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel; Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei; ESF Manaíra; Centro de Saúde Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Marajoara; UFS Capão Grande.

    (Terça-feira para adolescentes, adultos e idosos e Quinta-feira para crianças).

    Ponto Fixo:

    O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

    Relacionadas

    Inscrições para cavalgada começam nesta sexta-feira (24)

    As inscrições gratuitas para a 34ª Cavalgada da Exposul abrem nesta sexta-feira (24) em cinco pontos diferentes. O evento será no dia 06 de...

    Corinthians encaminha vaga com goleada de 4 a 0 em casa sobre o Santos

    Um jogo dos sonhos para o torcedor. Foi isso que o Corinthians proporcionou na noite desta quarta-feira (22), pela partida de ida das oitavas de final...

    “Estou tremendo até agora”, diz homem que encontrou bebê em banheiro de hospital

    Horas após encontrar um bebê abandonado atrás do vaso sanitário de um banheiro do Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte,...

    Preço da saca de soja registra queda em Rondonópolis

    Os preços da soja apresentaram forte queda nas principais praças do país. Com Chicago despencando, os negociadores se afastaram e praticamente não houve negócios. Em...

    Com mortos e feridos, aumentam os prejuízos da invasão da Ucrânia

    Em quatro meses desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os dois lados perderam um grande número de soldados. No dia 11 de junho, o...

    Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após invadir residência de ex-companheira e tentar enforcá-la

    A Polícia Civil prendeu em flagrante, na madrugada deste domingo (26.06), em Água Boa, um homem de 35 anos por crimes de violência doméstica...

    Dupla é presa e 30 Kg de drogas são apreendidos pela Força Tática

    Dois indivíduos foram presos em flagrante, suspeitos de realizarem o crime de tráfico de drogas. Uma grande quantidade de pasta base de cocaína e...

    Arquibancada cai e deixa mortos e feridos na Colômbia

    Pelo menos quatro pessoas morreram e 30 ficaram gravemente feridas no desabamento de uma arquibancada em uma praça de touros durante uma tourada neste...

    Corinthians e Santos fazem 1º jogo das oitavas em Itaquera

    Corinthians e Santos fazem nesta quarta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo...

    Especiais

    Últimas

    Editoriais

    Siga-nos

    Mais Lidas