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    3 dicas básicas, mas importantes, para manter os ossos fortes e saudáveis

    Fazer pequenas mudanças no estilo de vida pode ajudar os idosos a manterem seus ossos saudáveis

    Giulia Jardim – Especial para o AGORAMT
    VIA

    Os ossos desempenham um papel vital no corpo humano – desde a proteção dos órgãos até o armazenamento de cálcio. Especialistas dizem que é importante construir ossos fortes e saudáveis ​​enquanto ainda é jovem, mas, se você tem idosos em sua casa que estão sofrendo com esta fragilidade, algumas mudanças de rotina podem ajudá-los. 

    Devido à osteoporose, muitas pessoas acabam tendo ossos muito sensíveis. Além disso, existem certos fatores que também podem atuar como catalisadores para aumentar o risco de osteoporose precoce, como uma dieta inadequada, falta de atividade física, baixo peso, tabagismo e bebida, níveis hormonais irregulares e ingestão de certos medicamentos.

    Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fortalecer os ossos dos idosos. Confira!

    1. Consumir Vitamina D

    A vitamina D auxilia em uma variedade de funções no corpo para manter os ossos saudáveis, como na absorção de cálcio e outros micronutrientes vitais para a saúde óssea. Alguns exemplos de alimentos que podem ajudar, são: laticínios com baixo teor de gordura, leite de soja, vegetais de folhas verdes, leguminosas, salmão, nozes e também o leite. Além disso, especialistas sugerem que um indivíduo deve receber pelo menos 5 a 10 minutos de exposição à luz solar entre 2 a 3 vezes na semana.

    1. Fazer atividades físicas

    Imagem: idoso atividade fisica 3 dicas básicas, mas importantes, para manter os ossos fortes e saudáveis
    Idoso- Foto: Reprodução

    O exercício é essencial para a saúde geral, incluindo a saúde óssea. A atividade física faz com que o corpo construa músculos e estimula um melhor equilíbrio, o que pode ajudar a prevenir quedas e fraturas. Qualquer tipo de exercício é benéfico, mas para estimular a saúde óssea, concentre-se em exercícios de sustentação de peso, como caminhada rápida, trekking, corrida ou subir escadas. Evitar certos fatores de risco para a osteoporose também é um componente importante de uma dieta óssea saudável.

    1. Manter um estilo de vida saudável

    Manter um estilo de vida saudável é mais importante ao envelhecer. Fumar, por exemplo, traz várias consequências para a saúde, incluindo o risco de ter câncer de pulmão e acidente vascular cerebral. Também aumenta as chances de osteoporose, diminuindo a produção de células que auxiliam na formação do osso. Da mesma forma, o consumo excessivo de álcool pode enfraquecer os ossos, interferindo nos osteoblastos, ou células de crescimento ósseo. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de queda, o que pode resultar em fraturas se tiverem baixa densidade óssea.

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