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    Como parar de fumar de forma eficaz e controlar o vício no tabaco?

    Se você quiser parar de fumar, há chances de você achar difícil resistir aos desejos de tabaco e eles também podem cansá-lo

    Giulia Jardim – Especial para o AGORAMT
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    Imagem: Dia Mundial sem Tabaco Como parar de fumar de forma eficaz e controlar o vício no tabaco?
    Dia Mundial sem Tabaco – Reprodução

    O tabagismo pode prejudicar quase todos os órgãos do corpo e é a causa raiz de várias doenças. Não apenas isso, reduz a saúde dos fumantes em geral. Por isso, se você busca por saúde e maior qualidade de vida, deve deixar o fumo de lado imediatamente. 

    Nós sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil e que nem sempre é tão simples deixar o vício e o desejo de lado. Mas, com alguns novos hábitos, você poderá ter forças para resistir a essa vontade e lutar por sua saúde. 

    Confira, abaixo, alguns hábitos que ajudam os fumantes a diminuírem seu vício: 

    1. Evite gatilhos

    Os desejos de fumar geralmente são mais fortes nos locais e condições em que você o fez com mais frequência. Portanto, certifique-se de descobrir seus gatilhos e fique longe deles sempre que possível. Da mesma forma, não tenha uma recaída para fumar apenas por causa dos velhos tempos. Agora, você é uma nova pessoa. 

    1. Resista por alguns minutos

    Se você sentir que está quase cedendo ao seu desejo de fumar, tente esperar mais 10 minutos. Certifique-se de se distrair durante esse período ou simplesmente vá para uma zona pública livre de fumo. Fazer essas coisas pode distrair a sua mente e, aos poucos, te ajudar a superar o desejo de fumar.

    1. Mastigue mais

    Se você sentir vontade de fumar, tente colocar algo para comer na boca para resistir. Mastigue chicletes ou balas sem açúcar. Você também pode mastigar lanches como nozes ou sementes de girassol. Enquanto fizer isso, tenha em mente que não precisa do cigarro.

    1. Não tenha “apenas um”

    Se você vir pessoas ao seu redor fumando, pode sentir um forte desejo e ser tentado a fumar apenas um cigarro para satisfazer seu desejo. No entanto, não se engane pensando que vai parar em apenas um. Portanto, não carregue cigarros com você e dificulte ao máximo o acesso a ele. 

    1. Pratique atividades físicas

    A atividade física é realmente uma ótima maneira de resistir aos desejos de fumar. Atividades como subir e descer escadas ou apenas caminhar ou correr podem ajudá-lo. Você também pode fazer flexões, abdominais ou esteira para se distrair.

    1. Experimente técnicas de relaxamento

    A maioria das pessoas pensa em fumar como uma maneira de lidar com o estresse. Por isso, ao parar de fumar, é importante encontrar maneiras de relaxar, como respiração profunda, relaxamento muscular, ioga, massagem ou ouvir música calmante. 

    1. Tenha uma rede de apoio

    Você sempre pode participar de um programa para parar de fumar ou até mesmo algum grupo virtual para entender quem mais pode estar lidando com as mesmas dificuldades que você. Ter amigos não-fumantes por perto te ajudará a resistir ao vício. 

    1. Tenha em mente os benefícios da mudança

    Lembre-se sempre de que parar de fumar é uma maneira de se sentir melhor, ficar mais saudável e economizar dinheiro. Anote todos estes benefícios em um papel e cole em um lugar em que você possa ver todas as manhãs. 

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