Agora MT Mundo Rússia ocupa atualmente 20% do território da Ucrânia, diz Zelenskiy
GUERRA

Rússia ocupa atualmente 20% do território da Ucrânia, diz Zelenskiy

Linhas de frente de batalha se estendem por mais de 1000 km

VIA

Imagem: 2022 04 05t111904z 640720112 rc2fgt9wzcs8 rtrmadp 3 ukraine crisis zelenskiy media Rússia ocupa atualmente 20% do território da Ucrânia, diz Zelenskiy
Volodymyr Zelenskiy, – Foto: © Ukrainian Presidential Press Service

A Rússia ocupa atualmente cerca de 20% do território da Ucrânia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Parlamento de Luxemburgo em discurso por vídeo nesta quinta-feira (2).

“Temos que nos defender contra quase todo o Exército russo. Todas as formações militares russas preparadas para o combate estão envolvidas nessa agressão”, disse ele, acrescentando que as linhas de frente de batalha se estendem por mais de 1.000 quilômetros (km).

Armas
Zelenskiy, pediu ao Ocidente que aumente o envio de armas ao país, para levar a guerra contra a Rússia a um “ponto de inflexão” que permita a Kiev vencer o conflito.

Em discurso por videoconferência no fórum Globsec 2022, realizado em Bratislava, capital da Eslováquia, o líder ucraniano afirmou que as divisões na Europa criaram oportunidades para a Rússia explorar, mas disse que Kiev agradece pela assistência enviada pelo Ocidente ao país até agora.

Kremlin
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia certamente não venderá seu petróleo com prejuízo. Acrescentou que os fluxos do produto são redirecionados à medida que a demanda cai e aumenta em diferentes lugares.

Segundo Peskov, a Rússia não planeja “fechar a janela” para a Europa. As relações com o Ocidente permanecem em baixa por causa do conflito na Ucrânia.

Perguntado se as difíceis relações com a Europa estão provocando um retrocesso nos esforços de Pedro, o Grande, para abrir a Rússia à Europa, o porta-voz respondeu: “Não estamos planejando fechar nada”.

Pedro o Grande, um czar que governou o Império Russo de 1682 a 1725, supervisionou a transição do país para uma grande potência europeia e fundou a cidade de São Petersburgo, apelidada de “janela da Rússia para a Europa”.

Alerta
O Kremlin advertiu que a decisão da União Europeia (UE) de eliminar parcialmente o petróleo russo provavelmente desestabilizaria os mercados globais de energia, e chamou a medida de um passo “autodestrutivo” que poderia sair pela culatra.

Os líderes da UE concordaram em princípio, na segunda-feira (30), em cortar 90% das importações de petróleo procedentes da Rússia até o fim deste ano, as sanções mais duras já aplicadas pelo bloco desde o início da invasão russa à Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”.

“As decisões da União Europeia de eliminar parcialmente o petróleo e os produtos petrolíferos russos, bem como de proibir o seguro dos navios mercantes, são altamente prováveis de provocar novos aumentos de preços, desestabilizar os mercados de energia e perturbar as cadeias de abastecimento”, disse o Ministério russo das Relações Exteriores em comunicado.

A UE tem atingido o país com múltiplas rodadas de sanções desde que Moscou invadiu a Ucrânia em fevereiro, demonstrando velocidade e unidade incomuns, dada a complexidade das medidas.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a eliminação gradual do petróleo russo privaria Moscou de enorme fonte de financiamento e pressionaria a Rússia a acabar com sua campanha militar. Moscou advertiu que as medidas acabariam prejudicando a economia do bloco.

“Bruxelas e seus patrocinadores políticos em Washington têm total responsabilidade pelo risco de exacerbação das questões globais de alimentos e energia, causada pelas ações ilegítimas da União Europeia”, acrescentou a chancelaria russa.

Relacionadas

Confira 7 sequências de filmes de terror que vão estrear ainda em 2024

De ‘Os Fantasmas Se Divertem 2′ a ‘Terrifier 3′, tem filme para todos os gostos

Polícia Civil prende autores de homicídio de trabalhador de fazenda

Corpo da vítima foi encontrado no dia 18 de março na estrada de acesso ao lixão da Vila de Santiago do Norte

Motorista fica preso às ferragens após bater caminhão-baú na traseira de carreta na BR-364

O motorista de um caminhão-baú ficou preso às ferragens após atingiu a traseira de uma carreta na BR-364 nesta segunda-feira (22), em Pedra Preta-MT....

Empresário Paulo Backes assume diretório municipal do Republicanos em Rondonópolis

Paulo Backes, jovem empresário no segmento atacadista e distribuidor, que foi empossado Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso -...

Polícia Civil prende dono de sucata com material furtado de canteiro de obras

O dono de uma empresa de compra e venda de sucatas de Várzea Grande foi preso, na segunda-feira (22), pela equipe da Delegacia Especializada...

MT-249 | Servidoras de prefeitura morrem após batida entre carreta e caminhonete

Quatro pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta e uma caminhonete na MT-249, na manhã desta quarta-feira (17), em Nova Mutum-MT. Conforme informações,...

Por assédio moral, ex-presidente da Fundação Palmares fica inelegível

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou que o ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, fique inelegível por 8 anos. Ele também não poderá...

Motorista bate carro em micro-ônibus e veículo roda na pista; idosa ferida

Um acidente envolvendo um carro HB20 e um micro-ônibus deixou uma idosa de 61 anos ferida, na manhã esta segunda-feira (22), no bairro Sagrada...

Fiscalização da Sema apreende madeira e trator usado para desmatamento ilegal

A Diretoria de Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente em Guarantã do Norte, em parceria com Polícia Judiciária Civil, apreendeu madeira...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas