Agora MT Mundo Equipes avançam pouco em resgate de mineiros presos embaixo da terra no...
DEZ OPERÁRIOS

Equipes avançam pouco em resgate de mineiros presos embaixo da terra no México

Dez operários correm risco de morrer depois que acidente inundou a mina de carvão em que trabalhavam; cinco conseguiram escapar

Fonte: R7
VIA

Imagem: desabamento Equipes avançam pouco em resgate de mineiros presos embaixo da terra no México
Equipes trabalham no local – Foto: crédito: Marcos Gonzalez / AFP

O sábado (6), classificado como “decisivo” pelo presidente Andrés Manuel López Obrador para o resgate de 10 mineiros presos desde quarta-feira (3) devido ao colapso e inundação de uma mina de carvão no nordeste do país, terminou com poucos avanços.

A água no interior da mina, com dezenas de metros de profundidade, diminuiu apenas de 9,5 metros dos 34 que foram inundados, segundo relatos fornecidos às famílias pelas autoridades. Os mergulhadores, no entanto, não conseguiram entrar na mina.
“Aproximadamente 2,5 metros [diminuiu a água no sábado]”, disse Liliana Torres, sobrinha de um dos 10 trabalhadores, resumindo o relatório que as autoridades entregaram no sábado à noite apenas para as famílias.

“Hoje [sábado] é um dia decisivo porque, segundo os técnicos, será possível descobrir se existe a possibilidade de os mergulhadores entrarem sem risco”, escreveu o presidente no Twitter.
Por sua vez, a promotoria de Coahuila informou que havia realizado entrevistas com os cinco mineiros que ficaram feridos e conseguira sair da mina após o colapso — três deles estão hospitalizados.
“Aparentemente, eles foram expulsos por uma torrente de água”, explicou o promotor regional, Gerardo Márquez, aos jornalistas neste sábado.

A promotoria, continuou Márquez, solicitou informações ao proprietário do prédio e ao concessionário. O proprietário é um empresário local e não tem histórico de outros acidentes, acrescentou sem dar o nome da empresa.

Um vazamento de água que vem de minas próximas “não permite mais avanços”, disse a secretária regional de Trabalho, Nazira Zogbi.
Mais de 300 funcionários estão na área da tragédia e as autoridades instalaram 19 bombas d’água capazes de extrair até 60 litros por segundo do interior da mina. Uma bomba adicional com maior capacidade foi incluída na noite de sexta-feira.

Instalados em acampamentos improvisados, os familiares dos mineiros, incluindo crianças, mostraram um otimismo renovado na manhã deste sábado.

“Nos outros dois dias (anteriores) não vimos nenhum progresso na água, mas agora vemos que saiu muita água em várias partes que foram escavadas”, disse Elva Hernández, sogra de um dos trabalhadores.

“Temos esperança de que eles estejam em algum lugar alto (dentro da mina), embora seja muita água, mas confiamos em Deus…” acrescentou a senhora de 71 anos, acompanhada de seu neto.

A mina fica a cerca de 1.130 km ao norte da Cidade do México, na chamada região carvoeira de Coahuila.

Após o colapso, cinco mineiros conseguiram sair e foram levados para um hospital, dos quais dois receberam alta, segundo as autoridades.

O acidente ocorreu quando os trabalhadores encontraram uma área adjacente cheia de água durante a escavação, que desabou e inundou a mina.

Relacionadas

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio

O prazo para solicitar o título de eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral — para que seja possível votar nas eleições...

Campos Neto diz que baixo orçamento pode afetar funcionamento do Pix

Para defender a aprovação da autonomia financeira e administrativa da autoridade monetária, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o...

Motociclista fica ferido após bater na traseira de caminhonete na MT-270

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo uma moto Honda Titan e uma caminhonete F4000 na noite desta sexta-feira (19),...

Confira 7 sequências de filmes de terror que vão estrear ainda em 2024

De ‘Os Fantasmas Se Divertem 2′ a ‘Terrifier 3′, tem filme para todos os gostos

Por vingança, homem ataca família com barra de ferro e acaba detido por populares

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) após ser detido e agredido por populares,  na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Jardim Europa,...

Polícia Federal diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

A perícia da Polícia Federal identificou nove corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no último sábado...

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação...

Governo lança edital com regras das provas do Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou na quarta-feira (17) o edital com as regras para a aplicação das provas do...

Corpos de motoristas de aplicativo desaparecidos são encontrados em MT

  Os corpos dos dois motoristas de aplicativo identificados como Elizeu Rosa Coelho, 58 anos, e Márcio Rogério Carneiro, 34 anos, foram encontrados nesta segunda-feira...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas