Agora MT Brasil Trombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos
SAÚDE

Trombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos

População deve ter cuidados relacionados à saúde vascular

Imagem: CUIDADOS TROMBOSE Trombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos
Dados são da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Foto: Reprodução/TV Brasil

Mais de 489 mil brasileiros foram internados para o tratamento de tromboses venosas entre janeiro de 2012 e agosto de 2023. Apenas nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 165 pessoas foram hospitalizadas todos os dias na rede pública para tratar o problema. Os dados são de um levantamento inédito produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

O estudo – divulgado nesta segunda-feira (6) – foi elaborado a partir de dados do Ministério da Saúde e, de acordo com a entidade, evidencia a necessidade de os brasileiros terem cuidados diários relacionados à saúde vascular, já que o problema pode ser evitado por meio da adesão de medidas simples, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso corporal. A doença pode desencadear quadros clínicos ainda mais graves, como a embolia pulmonar.

Entenda o que é a doença

A trombose venosa ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias, principalmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular. A condição pode causar manchas arroxeadas ou avermelhadas nos locais afetados, acompanhadas de sensação de desconforto, dor e inchaço.

Se o coágulo se formar numa veia profunda, o quadro é denominado trombose venosa profunda. Se for formado numa veia superficial, é denominado tromboflebite superficial.

As principais causas do problema são alterações na coagulação, imobilidade prolongada ou lesão nos vasos sanguíneos. Para a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tromboses venosas.

Cenário nacional

O levantamento mostra, também, aquilo que a SBACV considera “um cenário preocupante” relacionado ao número de internações para o tratamento da trombose. Os números indicam que – entre janeiro de 2012 e agosto de 2023 – 489.509 brasileiros foram internados para o tratamento da doença.

Os dados indicam, ainda, que o ano que mais registrou internações por tromboses venosas foi 2019, com 45.216 notificações. O Sudeste responde por 53% (258.658) de todos os registros. Já o Norte contabiliza menos internações pela doença: 25.193 casos de trombose venosa notificados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A média diária de internações para tratamento da trombose venosa no país supera a marca de 165 pacientes em 2023, recorde na série histórica iniciada em 2012. Em 2019, ano com mais registros de internações dentro do período analisado, o total de procedimentos superou a média de 126 pacientes.

Estados

São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações para o tratamento de tromboses venosas, com 131.446 registros no banco de dados do SUS. Em seguida, aparecem Minas Gerais (77.823), Paraná (44.477) e Rio Grande do Sul (40.603).

Já os estados menos expressivos no número de internações pela doença são Roraima (485) e Acre (1.087) e Tocantins (1.527).

Embolia pulmonar

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta que uma trombose não diagnosticada precocemente e, consequentemente, não tratada, pode levar à formação de êmbolos que correm no interior das veias e que podem chegar ao pulmão, comprometendo a oxigenação.

Por meio do fluxo natural do sangue, esses êmbolos podem chegar ao pulmão, causando a temida embolia pulmonar, quadro clínico caracterizado pela obstrução de canais sanguíneos no pulmão. A parcela do pulmão comprometida pela falta de oxigenação não pode ser recuperada e pode levar à morte.

O levantamento revela que 122.047 brasileiros já foram internados para o tratamento de embolia pulmonar. Em números absolutos, o Sudeste é a região que mais sofre com o problema, reunindo mais da metade dos registros do país (56.065), seguido pelo Sul (26.687), Nordeste (12.756), Centro-Oeste (7.907) e Norte (1.745).

São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações ao longo da série histórica, com 30.664 notificações. Ainda no ranking de unidades federativas com números mais expressivos estão Minas Gerais (19.771), Rio Grande do Sul (9.542) e Paraná (7.707). Já os estados com os menores números de internações são Amapá (52), Roraima (61) e Acre (69).

Relacionadas

Cantor sertanejo Milionário sofre AVC isquêmico é internado em UTI

Milionário, cantor sertanejo que formava dupla com José Rico, foi internado na última segunda-feira (20) após sofrer um AVC isquêmico. A principio, o artista...

Seduc atualiza plataforma que monitora abandono e risco de evasão escolar

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) colocou em operação a Plataforma Ficha Ficai Online 2.0, uma atualização da versão lançada...

Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira (27)

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (27) e segue até 7 de junho. A...

Secel abre inscrições para Jogos Paralímpicos Mato-grossenses

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu, nesta quinta-feira (23), as inscrições para os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses que serão realizados...

Empresa de pré-candidata a prefeitura de Sinop deve mais de R$5,2 milhões ao município

A pré-candidata à prefeitura de Sinop, a empresária Mirtes Eni Leitzke Grotta, deve, através da Transterra Terraplanagem e Pavimentação, mais de 5,2 milhões a...

Força Tática prende foragido acusado de executar empresário em camelódromo de Rondonópolis

Um homem identificado como Clarisvaldo de Morais Freitas, 31 anos, foi preso pela Força Tática, em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime...

Identificado motorista que morreu após ter carro esmagado por carretas

O motorista que morreu após ter o carro prensado por duas carretas foi identificado como Ramão Carlos Ximenes. O acidente aconteceu na manhã desta...

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado no Jardim Tropical

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis-MT. João Nunes Filho, de...

Enchentes no Rio Grande do Sul causam mais mortes do que todas as chuvas de 2023 no Brasil

O número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul é 22,7% maior que os óbitos do mesmo tipo registrados em todo o...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas