Agora MT Variedades Eficaz para o emagrecimento, estresse, digestão : veja os demais benefícios da...
DICA DE SAÚDE

Eficaz para o emagrecimento, estresse, digestão : veja os demais benefícios da casca de laranja

Da redação com Terra [email protected]
VIA

Maior produtor de laranja do mundo, o Brasil se aproveita das qualidades dessa fruta, que é produzida o ano todo – exceto em abril e maio. Muita saborosa, a fruta não é apenas alimento, mas é muito apreciada por suas propriedades nutricionais e curativas.

E além dos sucos, doces e bolos, entre outras receitas que podem ser feita com o seu bagaço, a casca de laranja também possui seu valor.   Descubra, abaixo, os principais benefícios medicinais da casca da fruta, e veja como aproveitá-los da melhor maneira.   Benefícios da casca de laranja  

1. Resfriado Rica em vitaminas A e C, a casca de laranja é um antioxidante natural, que fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados ao mesmo tempo em que combate as infecções já presentes.   No preparo desse chá, comece descascando duas laranjas. Coloque as cascas para ferver junto com uma xícara de água por 15 minutos. Depois, é só coar e adoçar com duas colheres de mel. Beba esse chá várias vezes ao dia.

2. Câncer

O composto flavonoide hesperidina, encontrado na casca de laranja, possui propriedades anti-inflamatórias, que inibem a perda da medula óssea e podem combater alguns tipos de câncer, como o de cólon. Também é eficaz contra a osteoporose. Outro componente, o d-limoneno, protege a pele dos raios solares, evitando o aparecimento do câncer de pele. Faça um chá com o pó da casca de uma laranja junto a um copo de água fervente. Tome esse chá três vezes na semana, pelo menos.

3. Estresse

Quando o indivíduo está estressado, seu organismo libera substâncias pró-oxidação. A casca de laranja combate essas substâncias graças ao alto nível de polifenóis, um antioxidante muito poderoso. Sintomas de depressão também são amenizados, com a melhora do humor, sensação de bem-estar e disposição. Leve dois litros de água ao fogo, junto das cascas de seis laranjas, e deixe ferver por meia hora. Coe e tome todos os dias.

4. Digestão

A grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides presentes na casca dessa fruta tropical proporcionam uma ação anti-inflamatória que melhoram a digestão e amenizam problemas gastrointestinais como gases, azia, eructação ácida, náuseas e diarreia. Outros componentes, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio também melhoram o funcionamento do intestino e a circulação sanguínea. Lave bem as cascas provenientes de meia laranja e coloque para ferver em um litro de água. Consuma quatro vezes ao dia.

5. Emagrecimento

A casca de laranja contém fibras chamadas pectina, que, quando ingeridas, se transformam em um gel no intestino que evita o acúmulo de gordura e produz uma sensação de saciedade por mais tempo. Assim, você comerá menos na próxima refeição. A substância também dificulta a absorção de colesterol, carboidratos e lípidios em excesso.

Descasque seis laranjas e leve ao fogo em um panela com dois litros de água. Mantenha em fogo médio e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Após, coe e adoce com uma colher (sopa) de mel. Tome uma xícara desse chá todos os dias, em jejum. Aproveite também o bagaço dessa fruta, que melhora o funcionamento intestinal e combate o colesterol ruim.  

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas