Agora MT Mato Grosso Acir e empresários de Rondonópolis processam Prefeitura e querem retomar atividades
CORONAVÍRUS E ECONOMIA

Acir e empresários de Rondonópolis processam Prefeitura e querem retomar atividades

Por Welington Sabino
VIA

Ao contrário da Prefeitura de Rondonópolis, que divulgou nota reafirmando restrição ao funcionamento do comércio, empresários, associações comerciais e sindicatos defendem a retomada das atividades. Amparados pelo novo decreto do Governo do Estado que permite a reabertura de diversos estabelecimentos, incluindo shoppings centers, eles estão buscando a Justiça com mandatos de segurança pedindo autorização para reabrirem as portas.

Eles reconhecem que a situação atual demanda cuidados e adoção de medidas recomendadas por médicos e autoridades sanitárias, para evitar a propagação do coronavírus. Mas são categórios ao ponderar que a suspensão das atividades por um longo período acarretará um caos econômico com prejuízos imensuráveis para todos os setores da economia e da sociedade rondopolitana. Lembram ainda do novo decreto publicado pelo governador Mauro Mendes (DEM), mas que Rondonópolis está resistindo a cumprir as determinações.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) compartilha do mesmo posicionamaento e já buscou o Judiciário. Em vídeo publicado no final da tarde desta quinta-feira (26), o presidente da Acir, Ernando Cabral Machado, informa que a instituição impetrou mandado de segurança para liberar o comércio de Rondonópolis. Explicou que a Acir tem enviado ofícios à Prefeitura de Rondonópolis para ser analisado pelo Comitê de Crise solicitando a abertura do comércio que tem itens indispensáveis ao setor produtivo. No entanto, afirma que não tem obtido êxito com os ofícios já que o Comitê de Crise não tem divulgado boletins diários.

“Também não fomos convidados para participar desse Comitê e não temos conhecimento de quem são os componentes do Comitê de Crise, imagino que nem a população tem conhecimento das pessoas que estão lá decidindo o destino da cidade, nesse período tão difícil”, relata o presidente da Acir citando que nem o prefeito José Carlos do Pátio tem dado qualquer satisfação ao setor. Assista ao vídeo logo abaixo:

O empresário Jony Ladeia, da Instalsom – Som e Acessórios Automotivos, disse que “a impressão que eu tenho e demais outros empresários que estamos em contato direito aqui, é que o lado político, a velha politicagem está muito além dessa situação  economica”, afirma o empresário rondopolitano.

Ele avalia que se as restrições continuarem haverá um “descalabro” e caos sem procedente na economia local e estadual. “A gente ouve falar ai de cidades que estão sendo fechadas com manilha na frente da entrada. Só passa depois de uma longa entrevista e apenas algumas pessoas. O grupo de risco tem que ser resguardado, isso é fato. Mas isolar toda a população e causar esse caos que está sendo, que está claramente o interesse político por trás disso, pra derrubar o presidente, não faz o menor sentido”, diz.

Sobre a decisão do prefeito Zé do Pátio, em manter o comércio fechado, mesmo após o decreto do Governo do Estado, o empresário classifica como um absurdo. “Discordo. É um absurdo as medidas que estão sendo tomadas, principalmente porque não tem nenhum caso comprovado aqui ainda, foi notificado isso agora à tarde e o caos que pode causar do lado econômico  é inifintamente maior do que a própria situação da pandemia do covid-19”, pontua.

Apesar do decreto estadual, Ladeia prefere adotar a cautela e não bater de frente com as autoridades locais de Rondonópolis. “Infelizmente a gente tem que seguir o que o decreto manda. Eu não vou peitar sozinho, mas está sendo impetrado mandado de mandado de segurança. Tem empresários que estão ingressando com mandado de segurança indivduais. Eu pretendo fazer o mesmo, meu advogado já está estudando isso”.

Prejuízo de R$ 190 mil – A empresa de Jony está fechada desde a última segunda-feira (23), mas ele observa que o caos com o sumiço da clientela está completando três semanas. Relata que alguns clientes chegaram com orçamentos prontos e não instalaram todos os equipamentos, optando por aguardar para ver o que vai acontecer. “Não foi um, dois ou três, foram vários clientes. Meu segmento é de acessórios, geralmente de carro novo, então é um valor agregado relativamente alto, já teve essa situação”, lamenta o empresário que já contabiliza um prejuízo de R$ 190 mil nesses últimos dias em que está parado.

Ele já dispensou um funcionário recém-contratado. “Estava para vencer o período de experiência dele e tive que fazer dispensa, infelizmente. Até então, eu estava contratando, estava com vaga em aberto. Agora não tem como, na realidade é a primeira ponta que a gente corta. E já não tem mais aonde cortar”, lamenta.

Outro empresário de Rondonópolis que está apelando para voltar a trabalhar é Daniel Alberto Clemente, sócio-administrador da Motofort – Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas. Ele gravou um vídeo ressaltando que a empresa precisa retomar as atividades  externa, sua preocupação com a atual situação de Rondonópolis na área da saúde e na área econômica.

“Sabemos que é um vírus e demanda muitos cuidados. Nosso comércio já está fechado há alguns dias e isso vem trazendo muita preocupação a nós empregadores e a muitos empregados também porque tem no serviço o único sustento para sua casa. A situação é delicada, temos consciência disso e sabemos do nosso papel na prevenção do covid-19, mas precisamos restabelecer o nosso atendimento, pois é com ele que vamos vencer o covid e tornar a situação melhor. Porque o comércio fechado vai chegar num ponto insustentável da economia local”, diz o empresário. Assista ao vídeo:

Divulgação

Sincomroo, sindicato do comércio Rondonópolis

 Sincomroo fez reunião e disse que vai respeitar restrições impostas pela Prefeitura de Rondonópolis

Sindicato faz reunião e aguarda desfecho

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo), presidido por Almir Batista Santana, também fez reunião na tarde desta quinta-feira e decidiu que o comércio local respeitará a quarentena. Ressaltou, no entanto, que “buscará o entendimento junto à Prefeitura Municipal, com o auxílio de outras instituições, para que haja flexibilização do decreto e seja afiançada a abertura das empresas já na próxima segunda-feira (30)”. 

Outro lado –

A Prefeitura de Rondonópolis publicou uma nota na qual garante que segue as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde e afirma que a vigência do decreto municipal está mantida.

Confira na íntegra

A Prefeitura de Rondonópolis seguindo recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê de Gestão de Crise, de especialistas e da Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas de prevenção para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19) no município baixando vários decretos de forma a proteger a população.

Informamos que os decretos municipais estão mantidos até a sua vigência e será realizada uma reunião com autoridades de saúde e o Comitê de Gestão de Crise em uma data oportuna para analisar a prorrogação ou não dos mesmos.

Relacionadas

Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira (15)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos...

Jovem de 28 anos morre afogado no Rio Paraguai

Um jovem de 28 anos morreu após se afogar no Rio Paraguai, nas proximidades de Denise-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Segundo suspeito de matar jovem de 20 anos é preso em residência pela Polícia Civil

A Polícia Judiciária Civil prendeu na tarde desta quinta-feira (11) o segundo suspeito de envolvimento no homicídio de um jovem de 20 anos, em...

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Sema capacita técnicos ambientais sobre manejo em áreas úmidas em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização do curso de...

Concurso da SES ocorre neste domingo (14) em Rondonópolis e mais 4 cidades

A prova objetiva do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) será aplicada neste domingo (14.04), das 13h às 17h, em cinco polos...

Vídeo de fevereiro mostra que mulher morta pelo noivo já tinha sido ameaçada e agredida antes

Um vídeo de fevereiro de 2024 mostra que Leidiane Ferro da Silva, vítima de feminicídio na última segunda-feira (15), já havia sido ameaçada e...

Grave acidente envolvendo duas motos deixa três pessoas feridas em Rondonópolis

Um grave acidente envolvendo duas motos foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (11) no cruzamento entre as ruas João Ponce de Arruda...

Motociclista com 120 multas é flagrado durante Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca voltada aos motociclistas realizada na noite da última quarta-feira (10) abordou 142 condutores. Destes, 37 não portavam CNH (Carteira de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas