
O Papa Leão XIV recebeu, nesta segunda-feira (12), no Vaticano, os membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Entre os participantes esteve dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão.
Na saudação ao Pontífice, dom Maurício e os demais bispos agradeceram a acolhida e destacaram a importância da missionariedade e da sinodalidade, temas centrais do consistório convocado por Leão XIV, além do início do ciclo de catequeses sobre o Concílio Vaticano II.
Segundo os bispos, o trabalho da Comissão enfrenta desafios como a diversidade cultural e étnica, as novas subjetividades, o compromisso com uma evangelização missionária, o cuidado com a casa comum e os desafios do ambiente digital.
Durante a audiência, dom Maurício da Silva Jardim apresentou ao Papa as principais frentes de atuação da Comissão — Animação Missionária, Cooperação Intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior — e convidou o Pontífice para o 7º Congresso Americano Missionário, que será realizado em novembro de 2029, em Curitiba (PR).
O encontro reforçou a comunhão entre a CNBB e a Santa Sé e o compromisso da Igreja no Brasil com a missão evangelizadora nas fronteiras.


