Agora MTEconomiaApesar de queda na produção, Brasil mantém liderança no mercado de algodão...
ECONOMIA

Apesar de queda na produção, Brasil mantém liderança no mercado de algodão em 2026

FONTE
VIA
Imagem: Producao de Algodao Apesar de queda na produção, Brasil mantém liderança no mercado de algodão em 2026
Produção de Algodão – Reprodução

Apesar da leve retração na produção em 2026, o Brasil deve continuar desempenhando um papel central no mercado global de algodão. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área cultivada para a temporada 2025/2026 está projetada para crescer 0,7% em relação à temporada anterior, totalizando 2,1 milhões de hectares.

O avanço é impulsionado por um aumento de 4% nas regiões Norte-Nordeste, compensando a redução de 0,4% no Centro-Sul. A produtividade média esperada é de 1.885 kg por hectare, uma queda de 3,5% em relação ao ciclo anterior, resultando em uma produção total de 3,96 milhões de toneladas de pluma. Apesar da retração, a colheita será a segunda maior já registrada.

No cenário das exportações, o Brasil deve manter sua posição dominante, liderando mundialmente com 3,157 milhões de toneladas na temporada 2025/2026 — um aumento de 11,4% em relação ao ciclo anterior e 18,9% à frente dos Estados Unidos.

Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) destacam que o Brasil continua a se sobressair no mercado externo pela escala produtiva e competitividade, além dos avanços em rastreabilidade e sustentabilidade.

Relacionadas

Siga-nos

Mais Lidas