
Segundo a responsável pela Captação de Doadores de Sangue do Banco, Elita Vieira da Silva, nesta segunda-feira (05), o Banco de Sangue Público de Rondonópolis não possuía nenhuma bolsa em estoque disponível dos tipos sangue O- e O+.
O Banco de Sangue é responsável por atender o Hospital Regional, a UPA e outros municípios da região, sendo responsável pelo abastecimento de praticamente 100% dos leitos do SUS. A medida visa garantir o atendimento às unidades de saúde da cidade e dos 19 municípios da região Sudeste do estado.
De acordo Elita, a baixa nos estoques é causada pelo aumento de casos de dengue hemorrágica e de acidentes automobilísticos na cidade, causando assim aumento da demanda em meio a uma diminuição drástica de doações.
Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e bem alimentado, além de evitar alimentos gordurosos antes da doação.
O banco de sangue está localizado na Rua Rio Branco, nº 2.802, no Jardim Santa Marta, ao lado da UPA. O atendimento funciona das 7h às 18h de segunda a sábado, inclusive feriados, com exceção das quartas-feiras, quando o horário se encerra às 14h30.


