Agora MTDestaquesBanco de Sangue de Rondonópolis está com estoque zerado dos tipos O-...
SITUAÇÃO CRÍTICA

Banco de Sangue de Rondonópolis está com estoque zerado dos tipos O- e O+; bolsa pode salvar até quatro vidas

FONTE
VIA
doação de sangue - hemocentro - doador de sangue -
unidade realiza coleta de sangue de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem pausa para o almoço – Foto: Secom-MT

Segundo a responsável pela Captação de Doadores de Sangue do Banco, Elita Vieira da Silva, nesta segunda-feira (05), o Banco de Sangue Público de Rondonópolis não possuía nenhuma bolsa em estoque disponível dos tipos sangue O- e O+.

O Banco de Sangue é responsável por atender o Hospital Regional, a UPA e outros municípios da região, sendo responsável pelo abastecimento de praticamente 100% dos leitos do SUS. A medida visa garantir o atendimento às unidades de saúde da cidade e dos 19 municípios da região Sudeste do estado.

De acordo Elita, a baixa nos estoques é causada pelo aumento de casos de dengue hemorrágica e de acidentes automobilísticos na cidade, causando assim aumento da demanda em meio a uma diminuição drástica de doações.

Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e bem alimentado, além de evitar alimentos gordurosos antes da doação.

O banco de sangue está localizado na Rua Rio Branco, nº 2.802, no Jardim Santa Marta, ao lado da UPA. O atendimento funciona das 7h às 18h de segunda a sábado, inclusive feriados, com exceção das quartas-feiras, quando o horário se encerra às 14h30.

 

Relacionadas

Siga-nos

Mais Lidas