Agora MTBrasilChuva em São Paulo deixa toda a cidade em estado de atenção
BRASIL

Chuva em São Paulo deixa toda a cidade em estado de atenção

FONTE
VIA
Imagem: tEMPORAL EM SAO PAULO Chuva em São Paulo deixa toda a cidade em estado de atenção
Edi Sousa/Estadão Conteúdo

A chuva que atinge São Paulo nesta quinta-feira (8) coloca toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. Na zona leste, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura, emitiu alerta por conta do transbordamento de córregos. Também foram registradas rajadas de vento em diversas regiões da capital.

Por volta das 16h, a Defesa Civil emitiu alerta severo para a zona leste, zona sul, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Santo André e São Caetano do Sul.

Estado de alerta para transbordamentos

– Subprefeitura do Itaim paulista, às 15h40

– Transbordamento do Córrego Três Pontes na altura da Av. Marechal Tito N 7557

Há potencial para queda de granizo, rajadas de vento, formação de alagamentos, e queda de árvore na cidade.

Rajadas de vento:

32,5 km/h – Lapa – Vila Leopoldina às 14h10

31,1 km/h – Lapa – Vila Leopoldina às 09h50

31,1 km/h – Santana – Carandirú às 10h10

30,5 km/h – Lapa – Vila Leopoldina às 13h10

29,8 km/h – M’ Boi Mirim – Barragem Guarapiranga às 10h10

Na última quarta-feira (6), toda a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos, em razão de chuvas. O alerta foi emitido pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil, os acumulados de chuva chegaram a 102 mm no bairro de Santana (zona norte) em três horas. No Campo de Marte, também na zona norte, foi registrada rajada de vento de 80km/h. Na Grande São Paulo, a chuva mais volumosa caiu na região de Santo André que acumulou cerca de 42 mm em poucas horas. Na região de Itapecerica da Serra choveu 33,8 mm e em Embu-Guaçu choveu 31,4 mm, conforme medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Apesar de rápidas e pontuais, as chuvas esperadas nesta quinta-feira podem causar alagamentos repentinos em áreas urbanas, especialmente nos grandes centros.

Segundo a Climatempo, não há previsão de chuva intensa para o oeste paulista, enquanto o maior risco de temporais se concentra na Serra da Mantiqueira e na região entre Bragança Paulista e o interior paulista central.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém alerta amarelo para tempestades para essa região incluindo as cidades de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Piracicaba, Presidente Prudente e Araraquara. Além do Vale do Paraíba Paulista e região macro metropolitana.

As condições típicas de verão devem persistir na sexta-feira (8), com calor e possibilidade de pancadas isoladas. Já no fim de semana, a tendência é de redução do risco de temporais, enquanto as temperaturas seguem em elevação.

No domingo (11), os termômetros podem alcançar até 34°C na cidade de São Paulo. Anteriormente, o Inmet apontava para máxima prevista de 36ºC.

As chuvas devem retornar na segunda-feira (12), sendo mais fortes a partir de quarta-feira, 14. A condição climática se mantém ao menos até terça-feira, 20, com a expectativa de temporais com temperaturas na casa dos 30ºC.

Relacionadas

Siga-nos

Mais Lidas