
Nesta quinta-feira (15), o Tenente-Coronel Gleber Candido recebeu um exemplar do livro “RURAL POLICING” Perpectives Of Internacional Police Leaders. Ele contribuiu para a obra com a apresentação do trabalho sobre o Patrulhamento Rural Georreferenciado da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). O projeto, que teve origem em Rondonópolis-MT agora é divulgado mundialmente por meio desta publicação, editada na Austrália e nos Estados Unidos pela Universidade da Nova Inglaterra – Austrália.

O desenvolvimento do patrulhamento rural georreferenciado começou em Rondonópolis entre 2013 e 2014, quando o então Capitão Gleber Candido iniciou um projeto embrionário. A metodologia foi primeiramente aplicada na prática e, posteriormente, documentada. Em 2018, foi elaborado o Procedimento Operacional Padrão (POP) para a Polícia Militar, que foi aceito em 2019 e publicado em 2021. O lançamento oficial do Patrulhamento Rural Georreferenciado em Rondonópolis, com a presença do governador do estado, ocorreu em 10 de outubro de 2021.

Após a publicação do POP em diário oficial e boletim geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o modelo passou a ser implementado em todo o estado. Posteriormente, o trabalho foi apresentado em diversos estados brasileiros, incluindo Goiás, Brasília, Roraima, Amazonas, Bahia, Pará, Ceará, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de ter seu artigo de monografia encaminhado a outras unidades federativas.
Em 2021, durante o período da pandemia, os autores do livro “RURAL POLICING” contataram o Tenente Coronel Candido para que ele contribuísse com o projeto. Foram realizados três encontros online com entrevistas e tradução.

A edição do livro foi concluída em 2022 e a publicação ocorreu em 2023. A obra, que aborda o patrulhamento rural em um contexto mundial, foi lançada na Austrália e nos Estados Unidos, divulgando o modelo desenvolvido em Rondonópolis para uma audiência internacional.


