O programa Mecaniza Mais, desenvolvido pela Conab em parceria com o IFRN, foi apresentado como uma iniciativa para ampliar o uso de máquinas e impulsionar a produtividade da agricultura familiar no Brasil. A proposta busca enfrentar desafios como a baixa mecanização e a falta de mão de obra no campo.

Mais do que facilitar o acesso a equipamentos, o projeto é estruturado de forma integrada, abrangendo etapas como produção, processamento, armazenamento e comercialização. A iniciativa também inclui uso de energia solar e fortalecimento de agroindústrias familiares.
Atualmente em fase de testes, o Mecaniza+ já distribuiu 150 kits de máquinas para uso coletivo por cooperativas e associações, com expectativa de aumentar a produtividade em até 30%, além de reduzir o esforço físico dos trabalhadores.
O programa também prevê capacitação técnica dos agricultores para garantir o uso eficiente dos equipamentos, além de parcerias para ampliar o acesso à tecnologia e viabilizar a expansão da iniciativa em todo o país.


