Agora MTManchetesCopernicus: emissão global de gases por incêndios é a menor registrada em...
MEIO AMBIENTE

Copernicus: emissão global de gases por incêndios é a menor registrada em 24 anos

Informação do observatório europeu vale para o 1º semestre de 2026

Fonte: Agência Brasil
VIA
Imagem: 1095537 vacpto 25.10.17 16 Copernicus: emissão global de gases por incêndios é a menor registrada em 24 anos
Queimadas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O primeiro semestre de 2026 registrou o menor volume global de emissões de gases do efeito estufa provocadas por incêndios desde o início da série histórica, em 2003. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (6) pelo observatório europeu Copernicus, apontam menos de 400 milhões de toneladas de carbono emitidas entre janeiro e junho.

A redução foi impulsionada principalmente pela queda dos incêndios sazonais na África tropical e na Ásia. Na América do Sul, as emissões também diminuíram em relação ao mesmo período de 2025.

Apesar do recorde positivo, o Copernicus alerta que incêndios recentes na Eurásia e na América do Norte, aliados à possível atuação do fenômeno El Niño, podem aumentar o risco de queimadas e elevar novamente as emissões nos próximos meses.

Relacionadas

Siga-nos

Mais Lidas