
Uma operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de aproximadamente 364 quilos de entorpecentes e na prisão de três pessoas na madrugada deste sábado (1º), na zona rural de Pontes e Lacerda (MT). A ocorrência foi registrada na rodovia MT-473, durante ações de combate ao tráfico na região de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia.
A ação foi realizada pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON), em conjunto com a Delegacia Especializada de Fronteira (DEFRON-MT), o Batalhão de Operações Policiais Especiais do Amazonas (BOPE-AM) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO-AM).
Segundo as informações policiais, durante o patrulhamento, uma equipe do GEFRON tentou abordar uma caminhonete Volkswagen Amarok que trafegava em alta velocidade pela rodovia. O motorista, porém, não obedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga.

Durante o acompanhamento tático, o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e o veículo acabou capotando. Os três ocupantes, sendo dois homens e uma mulher, sofreram apenas ferimentos leves, receberam atendimento médico e, após a liberação, foram presos em flagrante.
Durante a vistoria na caminhonete, os policiais encontraram diversos fardos contendo drogas. Ao todo, foram apreendidos 390 tabletes de entorpecentes, sendo:
- 250 tabletes de maconha, com peso aproximado de 259,17 kg;
- 77 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 68,78 kg;
- 63 tabletes de skank, com peso de 36,15 kg.
Além dos entorpecentes, o veículo utilizado no transporte também foi apreendido. Conforme o GEFRON, o prejuízo estimado ao crime ultrapassa R$ 1,68 milhão, considerando as drogas e a caminhonete.
Os suspeitos, o veículo e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Especializada de Fronteira (DEFRON), onde o caso foi registrado e as medidas legais foram adotadas.
O GEFRON reforça que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 0800 646 1402. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.


