
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (29), um homem de 40 anos suspeito de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados em Jaciara-MT. A prisão ocorreu durante a Operação Rastro Oculto, realizada pela Delegacia de Polícia do município.
A operação também busca localizar um segundo investigado, de 30 anos, que não foi encontrado e é considerado foragido. Ao todo, foram cumpridas seis ordens judiciais, entre prisões temporárias e buscas em endereços ligados aos investigados.
Durante a ação, os policiais apreenderam celulares e outros equipamentos eletrônicos. O material será analisado e pode ajudar a esclarecer como os crimes foram planejados e executados.
A operação contou com o apoio de equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), de Rondonópolis, dentro do planejamento da Operação Divisas, que reúne ações de combate à criminalidade nos municípios da região.
Casos ocorreram com seis dias de diferença
O primeiro caso aconteceu no dia 3 de setembro. Um homem de 47 anos foi encontrado morto nos fundos da própria residência, com marcas de tiros.
Seis dias depois, em 9 de setembro, outra vítima, de 35 anos, foi alvo de uma tentativa de homicídio.
Durante a investigação, os policiais encontraram informações, inclusive em dispositivos e comunicações digitais, que apontaram uma possível ligação entre os dois casos. Segundo a Polícia Civil, os dois investigados teriam participado diretamente das ações.
Uma das hipóteses levantadas pela investigação é de que a tentativa de homicídio tenha sido usada para desviar a atenção e fazer com que as suspeitas recaíssem sobre outras pessoas, dificultando a descoberta dos responsáveis pelo primeiro crime.
A Polícia Civil ainda trabalha para descobrir se outras pessoas participaram dos crimes, se houve um mandante e qual teria sido a motivação. Uma possível questão financeira está entre as hipóteses analisadas.
O nome da operação, Rastro Oculto, faz referência aos vestígios encontrados durante a investigação, principalmente em aparelhos e comunicações digitais que ajudaram os investigadores a reconstruir a possível dinâmica dos crimes.
As buscas pelo segundo suspeito continuam, enquanto a investigação segue na Delegacia de Polícia de Jaciara.



